Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

13 de Dezembro de 2017 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Associações: pensando no futuro de Santa Teresa
Publicado 30 de novembro de 2017

Por Leonardo Meira

 

Recentemente três associações de Santa Teresa definiram nova diretoria. Foram elas: a Associação dos Amigos do Museu (Sambio); o Santa Teresa Convention & Visitors Bureau (associação de turismo) e a recém-fundada Academia de Letras e Artes de Santa Teresa.

 

Meio ambiente

 

Sambio 1

 

 

A Sambio de notório apoio ao Museu Mello Leitão (atual Instituto Nacional da Mata Atlântica) ainda não definiu a diretoria em sua totalidade no entanto, em assembleia realizada no dia 30 de outubro, 11 nomes compõe o Conselho Deliberativo da SAMBIO no período 2018-2019 e, destes, cinco serão escolhidos para formarem a diretoria. O Conselho formou um quadro renovado com Fernanda Lírio, Kêmilly de Paula, Raphael Becalli, Joelcio Freitas, Juliana Paulo, Alexander Tamanini, Maridiesse Moraes e Claudia Brum ao mesmo tempo que mantém pessoas experientes à frente da Associação como Margareth Cancian Roldi, Arlindo Serpa e Ronaldo Pinheiro.

 

 

Nomeado para a direção do INMA o biólogo Sérgio Lucena terá apoio para conduzir o Museu/INMA com a missão de pesquisar e contribuir para a conservação da Mata Atlântica. Com a ida do Museu/INMA para o Ministério De Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) acredito que a instituição dará um impulso na ciência e na educação ambiental elevando o nome do Museu Mello Leitão / Instituto da Mata Atlântica, de Santa Teresa e do Espírito Santo aos quatro cantos do País.

 

 

Turismo

 

 

ST Convention

 

Outra novidade é a renovação da diretoria do Santa Teresa Convention & Visitors Bureau (associação de turismo) que vinha tendo certa visibilidade até o começo deste ano, depois entrou em um período de ostracismo. No entanto, em outubro a entidade definiu o ex-secretário municipal de Turismo e Cultura, Murilo Vago, como presidente, tendo como vice a empresária Jussara Dalcolmo, e os diretores Lucas Avelar e o ex-presidente do Convention, Sérgio Mendes. O conselho é formado por Carolina Telles, Fabio Caser, Rodrigo Camargo, Sérgio Sperandio e Wagner Rassele.

 

 

Essa nova administração já começou colocando a mão na massa com apoio ao Festival das Flores de Santa Teresa e definindo estratégias para 2018. Quem venham grandes novidades ano que vem! Parabéns ao trade turístico! Lembrando que o bom turismo se faz com a participação de todos!

 

 

Cultura

 

 

Já no começo de novembro escritores, poetas, artistas e autoridades políticas participaram da assembleia geral de fundação da Academia de Letras e Artes de Santa Teresa, uma associação civil de direito privado de caráter social e cultural e sem fins lucrativos. Na ocasião foram aprovados os estatutos e a diretoria é presidida pela artista  e produtora cultural, Maria Cleusa Fardin. Também foi eleito presidente emérito o Patrono da Ecologia do Brasil, o ambientalista Augusto Ruschi. Na mesma ocasião foi aprovado que o próximo ano será o Ano Celina Rodrigues, artista plástica de Santa Teresa que se fosse viva faria cem anos em 2018.

 

 

O terceiro setor tem ganhado bastante visibilidade na sociedade brasileira e na primeira cidade de colonização italiana não poderia ser diferente. Com essa renovação das associações teresenses é possível enxergar um futuro promissor para o município, principalmente nessas áreas do meio ambiente, turismo e cultura.

 

 

Academia de Letras

Comentários