Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

18 de Julho de 2018 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Carnaval de Itarana terá blocos de rua e atrações musicais durante a noite
Publicado 8 de fevereiro de 2018

A programação começa no sábado (10) e vai até a terça-feira (13). Entrada franca.
Carnaval em Itarana - banda
O carnaval de Itarana terá diversas atrações em 2018 para animar os foliões. Os tradicionais blocos de rua “Trio Pocotó” e “Boi Juruba” prometem arrastar o público durante seus trajetos, que passam pelas principais ruas da cidade. A programação ainda vai contar com apresentações da Lira Francisco Correa da Silva, que vai tocar marchinhas de carnaval, junto com outras atrações musicais que se apresentam no Estádio Municipal, no centro da cidade, do sábado (10) a terça-feira (13), durante a noite.
Boi Juruba

O Carnaval de Itarana é um dos mais tradicionais da região noroeste atraindo turistas de diversas localidades, iniciando sempre em meados de janeiro, com o bloco Boi Juruba. O mais antigo do município, o Boi Juruba, é uma tradição de mais de 70 anos, passada de geração em geração. Seus integrantes utilizam instrumentos de sopro e percussão, animando os foliões e as crianças que se divertem correndo atrás do Boi.

Carnaval em Itarana - Boi Juruba
Segundo informações locais, o Boi foi introduzido no município por um homem conhecido como José Cristal, entre 1938 e 1940, sendo conhecido nessa época como Boi Janeiro, em referência ao mês em que desfilava na cidade. Com o tempo passou a se chamar Juruba em referência à jurubeba, bebida tradicional durante o desfile do bloco. O Boi é feito de uma armação de bambu e utiliza panos floridos e bem coloridos (Chitão), baseando-se no Boi-bumbá. Neste ano teve início no dia 23 de janeiro e se apresenta até a segunda-feira (12), iniciando o trajeto na Praça Ana Mattos, no centro da cidade, a partir das 19h30. Do dia 10 ao dia 12, o trajeto do Boi vai terminar no Estádio Municipal.
Trio Pocotó
Já o Trio Pocotó, que está em sua 15ª edição, tem a tradição de desfilar nos quatro dias de carnaval, iniciando seu trajeto na comunidade do Rizzi, interior do município, passando pelas principais vias da cidade e retornando para a localidade. Acompanhado por micro tratores (tobatas) e pelos foliões, que percorrem o trajeto de 11 quilômetros a pé, o Trio Pocotó conta com uma estrutura criada pelos próprios organizadores, que utilizam um caminhão com caixas de som ligadas em um gerador impulsionado por um motor de micro trator.
O bloco começou com uma brincadeira de um grupo de amigos da comunidade do Rizzi, que no natal de 2002 pensaram em fazer algo diferente, organizando o Car-natal, indo até a sede do município em tobatas. O nome Trio Pocotó é uma referência a música “Eguinha Pocotó”, sucesso da época.
Lira Francisco Correa da Silva
Uma outra tradição do carnaval de Itarana será vivenciada neste ano. A Lira Francisco Correa da Silva, irá participar da programação noturna que acontece no Estádio Municipal. No sábado (10) e no domingo (11), a partir das 20h30, o público vai voltar no tempo ao som das marchinhas de carnaval, relembrando os antigos bailes que eram realizados na cidade.
A programação noturna, que acontece de 10 a 13 no Estádio Municipal, no centro da cidade, ainda conta com atrações musicais diversas como André Moura, Diego e Daniel, Alencário Shuenck e o itaranense Fabrício Veraz. Nas quatro noites do carnaval o encerramento será com o DJ Jonis Delai, que se apresenta a partir de 01 hora da madrugada, e às 23h30 na terça-feira (13). Toda a programação é gratuita e conta com o apoio da Polícia Militar.

Programação Carnaval de Itarana 2018

BOI JURUBA – De sábado (10) a segunda-feira (12)
A partir das 19h30 – Saindo da Praça Ana Mattos
TRIO POCOTÓ – De sábado (10) a terça-feira (13)
A partir das 15h30 – Saindo do Rizzi
ESTÁDIO MUNICIPAL (Centro)
Sábado (10)
20h30 – Lira Francisco Correa da Silva (Marchinhas de Carnaval)
22h30 – André Moura
01h00 – DJ Jonis Delai
Domingo (11)
20h30 – Lira Francisco Correa da Silva (Marchinhas de Carnaval)
22h30 – André Moura
01h00 – DJ Jonis Delai
Segunda-feira (12)
20h30 – Alencácio Shuenck
22h30 – Diego e Daniel
01h00 – DJ Jonis Delai
Terça-Feira (13)
21h00 – Fabrício Veraz  23h30 – DJ Jonis Delai

Comentários