Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

17 de Novembro de 2018 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Congresso nacional de poetas trovadores será realizado em Santa Teresa
Publicado 6 de novembro de 2018

Congresso de Poetas Trovadores

Presidente da Academia de Poetas Trovadores, Clério José Borges. Foto: Leo Meira

 

 

No evento também será prestada uma homenagem a pintora Celina Rodrigues, nascida em Santa Teresa, que completaria cem anos em 2018 (dia 07 de fevereiro).

 

 

Santa Teresa recebe de 15 a 18 de novembro o XV Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores que reunirá poetas, artistas e trovadores de diversas cidades brasileiras com a realização de oficinas literárias, palestras culturais, varal de poesias, recital poético, serenata pelas ruas cidade e um desfile no sábado pela manhã, denominado de troveata.

 

 

O evento contará ainda com concursos relâmpagos de trovas, lançamento de mais de 20 livros de autores capixabas e brasileiros e apresentações de dança sênior para a terceira idade e show do cantor e compositor Carlos Bona que estará lançando o CD “Poemas Musicados” feito em parceria com poetas da Academia de Letras de Vila Velha e convidados.

 

 

O evento é gratuito e aberto a participação popular, sendo que o interessado só preenche a ficha de inscrição na hora, caso tenha interesse em receber um certificado de participação com carga horária de 32 horas.

 

 

Trovadores

 

Trovador é uma palavra derivada do latim, de “trobaire” (poeta), do verbo trobar (inventar, achar), sendo que a trova possui um poema de quatro versos (em poesia cada linha se chama verso) setessilábicos (sete sílabas poéticas) com rima e sentido completo.

 

 

Segundo o Presidente da Academia de Poetas Trovadores, Clério José Borges (foto acima), “o Trovismo é um movimento cultural em torno da Trova no Brasil, surgido a partir de 1950. A palavra foi criada pelo poeta e político falecido J. G. de Araújo Jorge e depois ratificada pelo escritor Eno Teodoro Wanke que publica em 1978 o livro “O Trovismo”, onde conta a história do movimento de 1950 em diante. Em 1980, com a criação do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC no Espírito Santo surge o Neotrovismo, que é a renovação do movimento em torno da Trova no Brasil”, explicou.

 

 

O Congresso é uma realização da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores – antigo Clube dos Trovadores – e conta com o apoio da Academia de Letras e Artes de Santa Teresa, da Prefeitura Municipal e da Câmara de Santa Teresa.

 

 

Celina Rodrigues centenária

 

Rogerio Dalmoch - Centenário de Celina Rodrigues 2

 

Durante o XV Congresso Brasileiro de Poetas e Trovadores acontece também  homenagem ao centenário de Celina Rodrigues, pintora teresense de um estilo inconfundível e que eternizou com grande sensibilidade as paisagens únicas do Vale do Canaã em Santa Teresa. Celina ficou conhecida como “A pintora do Vale”.

 

 

Para essa homenagem, o produtor cultural Rogerio Dalmonch (foto) – que já vem reunindo informações sobre Celina desde 1991 – tem feito um projeto de resgate de memória, vida e obra da artista. A convite dos realizadores do Congresso, o produtor organizou uma série de pequenos eventos que irão acontecer na abertura oficial do congresso.

 

 

 

EVENTO

XV Congresso Brasileiro de Poetas e Trovadores

 

 

DATA

15 a 18 de novembro de 2018

 

 

LOCAIS

Câmara Municipal de Santa Teresa e Rua do Lazer

 

 

TEMA

A Trova como bem imaterial de cultura e patrimônio cultural e literário Brasileiro”

 

 

HOMENAGENS

2018 – Ano do Trovador Eno Teodoro Wanke – O Papa da trova”

“2018 – Ano Celina Rodrigues – A Pintora do Vale do Canaã”

 

 

ATRAÇÕES

Concurso de trovas – concurso de poesias – concurso da rainha e das princesas dos poetas trovadores – varal de poesias – exposição – shows musicais – apresentações artísticas e culturais – homenagens – recitais de cordel, trovas e poesias – documentários – palestras – premiações – visitas às escolas participantes – passeio turístico – sarau poético – seresta –  serenata – troveata – Lançamento de livros – danças – performance – dinâmicas – mesas redondas – outorgas –  Bate papo com escritores – debates – missa em trovas

 

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

 

Comentários