Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

13 de Abril de 2021 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Coopeavi aumenta a capacidade de classificação de ovos
Publicado 11 de fevereiro de 2014

coopeaviA Coopeavi – Cooperativa Agropecuária Centro Serrana – investe para aumentar a capacidade de classificação de ovos e, por consequência, a agilidade no atendimento aos cooperados.

 

Cerca de R$ 1,6 milhões foram investidos para melhorar o processo interno no Entreposto de Ovos junto ao cooperado. Com o novo equipamento a capacidade de classificação saltou de 150 caixas/hora para 300 caixas/hora, ou seja, o aumento de 100%, podendo o mesmo equipamento receber nova ampliação e processar 500 caixas/hora.

 

Antes da ampliação o Entreposto de Ovos Coopeavi estava operando em sua capacidade máxima, ou seja, para atender toda a demanda da unidade estava trabalhando em regime de escala: 6 às 14 horas e 14 às 22 horas. A capacidade de classificação era de apenas 150 caixas de ovos por hora. Por esse motivo o atendimento ao cooperado era mais demorado, já que os mesmos precisavam de entrar em fila de espera.

 

A maior parte do processo, na antiga estrutura, era mecânico, cerca de 85%. Essa realidade não existe mais, com o novo equipamento mais de 90% da demanda passa a ser automática. Com essa nova prática a quebra de ovos caiu em cerca de 50%. O sistema instalado junto com a nova máquina pode ser acessado diretamente pela Yamasa e reparos pequenos podem ser feitos remoto pelos técnicos e engenheiros da fornecedora.

 

“Além da redução na quebra de ovos, os processos ficaram mais rápidos”, finaliza Leonardo Costa, Assistente de Manutenção Operacional da Coopeavi, que participou de um treinamento em São Paulo antes do equipamento chegar.

 

O novo equipamento agilizou o atendimento. Com capacidade de 300 caixas por hora foi possível alocar toda demanda dentro do horário comercial (07 às 17h). Atualmente a nova classificadora está operando com capacidade reduzida, 300 caixas por hora, por estar em período de adaptação.

 

“A nova classificadora agilizará o atendimento ao cooperado, porque junto com ela implementaremos novos procedimentos”, aponta Altemir Scardua, Gerente Regional Comercialização de Ovos da Coopeavi. Entre as novidades, citadas por Altemir, está a criação de uma escala para o recebimento dos ovos, onde cada cooperado terá um horário agendado para entregar sua produção.

 

Sobre a Coopeavi – A Coopeavi é uma cooperativa do segmento Agronegócio, com atuação no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Atualmente conta com mais de 8 mil cooperados, em sua maioria pequenos e médios produtores.

 

Com informações da Coopeavi
Por Domicio Faustino

Comentários