Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

18 de Novembro de 2019 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Pomeranos são homenageados em Santa Maria de Jetibá
Publicado 12 de junho de 2014

Homenagem pomeranosDescendentes de pomeranos são homenageados em cerimônia realizada na noite da última quarta-feira (11). A solenidade aconteceu no auditório da faculdade FARESE em Santa Maria de Jetibá.

 

 

A Comanda do Mérito Legislativo Professor Hermann Berger foi instituída na Assembléia Legislativa por meio da resolução Nº 3.168, em 10 de março de 2012, proposta pelo deputado estadual Atayde Armani, com o intuito de homenagear pomeranos, descendentes de pomeranos e pessoas que se destacam no Espírito Santo, pelo seu trabalho em favor da manutenção, preservação e difusão da cultura pomerana.

 

 

Esta comenda é uma forma de homenagear a todos aqueles que lutam e defendem a cultura pomerana. É importante que toda a tradição seja mantida, e por isso temos dado todo o apoio necessário” – afirmou Armani.

 

 

A Comanda professor Hermann Berger é concedida anualmente a 10 personalidades em sessão solene realizada na Assembléia Legislativa.

 

 

Esta foi a primeira solenidade de entrega da Comanda do Mérito Legislativo Professor Hermann Berger. Nesse ano, a solenidade foi transferida para Santa Maria de Jetibá, com o intuito de homenagear a cidade que é a maior comunidade de pomeranos no Brasil.

 

 

Hermann Berger

 

A Família Berger saiu de Solingen, Rheinland-Pfalz, Renância na Alemanha, no ano de 1860. Hermann Berger, com apenas 25 anos de idade, e sua esposa Juliane Amalie Bracken, desembarcaram no porto de Vitória no dia 11 de dezembro de 1872 do navio Diligente, se dirigindo depois pelo Rio Santa Maria da Vitória, até a localidade, que hoje é o município de Santa Maria de Jetibá. Lá ele lecionou na língua alemã e posteriormente construiu uma escola.

 

 

O professor Hermann Berger, também era dono e dirigia uma fábrica de cerveja na região. Ele veio a falecer em 19 de junho de 1913, naquela região, aos 78 anos de idade. O corpo de Hermann Berger está enterrado no cemitério Holz, em Belém, comunidade de Santa Maria de Jetibá.

 

 

Homenageados

 

Arildo Castelluber
Hilda Braun
Ismael Tressmann
Joern Duus
Jorge Kuster Jacob
Lilia Jonat Stein
Martim Boldt
Paulo de Barros
Vanilda Haese Dettemann
Vanildo Kruger

 

 

Veja fotos da solenidade, clique aqui

 

 

Redação Jetibá Online

Comentários