Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

18 de Outubro de 2021 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Em agosto tem Festival de Cinema em Santa Teresa
Publicado 17 de agosto de 2021

Fecsta 2021 (1)

 

Valorizando a arte, tradições locais e as manifestações populares acontece de 26 a 28 de agosto o 4° Fecsta – Festival de Cinema de Santa Teresa. Serão três dias de festa multicultural com sessões de cinema, palestras, show e poesia.

 

Por conta da pandemia o evento, que tem apoio da Prefeitura de Santa Teresa, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, será de modo virtual e as lives serão realizadas na Pousada Valle di Trento. Ao todo, 36 curtas-metragens serão exibidos em 5 mostras competitivas que poderão ser acompanhados pelo youtube do Fecsta:

https://www.youtube.com/channel/UCROvRJaCDuqn1qJLyKjHPXg

 

Na noite do dia 28 de agosto, a atriz e poetisa Elisa Lucinda fará uma live para falar sobre arte, cultura e recitar seus poemas. Também irá participar a filósofa Viviane Mosé (foto), no dia 26 de agosto, às 20h.

 

O Festival conta ainda com palestra de Ceci Alves sobre Cinema e Militância,  lives com os empresários Jurema Tonini e Sérgio Mendes e um sarau de poesias com Luiza Lubiana, Lobo Pasolini, Célio Perini, Edite Angeli Meireles e Miriam Loureiro.

 

O cineasta homenageado será Rodrigo Aragão, que fará uma breve apresentação de seu filme “Cemitério das Almas Perdidas”, às 23h30, do dia 27 de agosto.

 

Também será lançado o primeiro de quatro episódios da websérie “CATEDRAIS LÍQUIDAS”. Este é um projeto que registra as belezas do Circuito das Três Santas: Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Santa Leopoldina. A direção e roteiro são de Luiza Lubiana com narração do jornalista Leonardo Meira.

 

Comunidade

 

O Fecsta sempre envolve a comunidade local e este ano terá apresentação de concertina com Pedro Biasutti e o Lions Clubes Santa Teresa fará uma manifestação cultural em formato de live, dia 27, às 19h40.

 

O Fecsta é um evento realizado pela Satírica Filmes Produções – aprovado na Lei de Incentivo à Cultura e em parceria com a Cedisa e Banestes. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Teresa (Secretaria de Turismo e Cultura), Pousada Valle di Trento, Convention & Visitors Bureau, Pousada Villa Theodora, Rádio Canaã FM e Adega Marquesa.

 

Confira as Mostras:

 

MOSTRA “A ESCOLA VAI AO CINEMA”: Censura livre, destinada aos alunos da das escolas municipais com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

 

MOSTRA “BEIJA- FLOR”: Obras com temáticas sociais e com censura acima de 12 anos.

 

MOSTRA “FRENÉTICA”: Filmes para maiores de 16 anos, que tratam temáticas como feminicídio, homofobia e injustiças sociais, podendo conter cenas de sexo e violência.

 

MOSTRA “ÍNDIOS: ESPLENDOR E RESISTÊNCIA”: homenageia povos originários, realizadores indígenas e temas ambientais.

 

MOSTRA “VIRGÍNIA TAMANINI”: Vitrine exclusiva para produções realizadas no estado do Espírito Santo, por diretores capixabas.

 

MOSTRINHA INFANTIL: Curadoria feita especialmente para os pequenos. Serão cinco animações muito especiais.

 

MOSTRA MEMÓRIA: Foram escolhidos três filmes inspirados no tema do festival, “Memória Revelada”, que marca a história da imigração europeia em terras capixabas.

 

No encerramento será realizada a cerimônia de premiação dos sete filmes agraciados.

 

Fonte: Comunicação da PMST

Comentários