Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

06 de Dezembro de 2019 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

ES tem 2 mortes por dengue e mais de 10 mil casos em 2014
Publicado 19 de abril de 2014

Números são de 29 de dezembro de 2013 a 12 de abril de 2014.

 

Duas pessoas morreram de dengue em 2014 no Espírito Santo, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Segundo órgão, no período entre 29 de dezembro de 2013 e 12 de abril de 2014 foram registradas um total de 10.335 notificações de casos da doença.

 

Mais de 80 mil casos em 2013
Segundo a Sesa, o Espírito Santo fechou o ano de 2013 com o maior número de casos de dengue da história do Espírito Santo, desde quando começaram a ser notificados, em 1995. Foram 81.892 notificações da doença e 31 óbitos registrados.

 

Durante o ano de 2013, a Sesa desenvolveu diversas ações de apoio aos municípios no combate à doença, cedendo equipamentos para eliminar o vetor e realizando capacitações profissionais para médicos e enfermeiros para reforçar o tratamento.

 

Para a Sesa, o alto número de casos de dengue no estado em 2013 tem duas explicações: a primeira delas é a entrada do sorotipo 4 no Espírito Santo no final de 2012, deixando a população capixaba mais suscetível a contrair a doença, já que esse vírus ainda não circulava por aqui.

 

Sintomas
Febre, dor no corpo, dor de cabeça e prostração são manifestações da dengue. Dor abdominal intensa, sangramento e tonteira são sinais de gravidade. As pessoas que apresentarem os sinais e sintomas devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de casa.

 

Para reduzir o risco de agravamento do quadro clínico, a orientação é que, aos primeiros sinais da doença, seja reforçada a ingestão de líquidos: água, água de coco, chás, sucos e sais de reidratação oral (soro oral), que ajudam no processo de hidratação do corpo.

 

Cuidados contra a dengue
– Mantenha caixas d’água, tonéis, tambores, barris, cisternas e poços bem fechados. Tampe com a tampa própria ou telas. Não use plástico.

– Lave a caixa d’água com escova e sabão a cada seis meses. Os outros reservatórios devem ser lavados uma vez por semana.

– Elimine xaxins e pratinhos de vasos de plantas. Se não for possível, escorra a água todos os dias e lave o pratinho com escova, água e sabão uma vez por semana. Ou coloque areia até a borda do pratinho.

– Fure e entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza pública ou para reciclagem. Caso precise ficar com os pneus, guarde-os sem água em local seco e coberto, protegidos da chuva e de goteiras.

 

 

Sintomas_da_dengue

G1

 

banner640x100

Comentários