Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

21 de Setembro de 2018 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Eucalipto tratado, entenda as diferenças e faça um bom negócio!
Publicado 26 de agosto de 2018

 

 

Eucalipto Tratado é tudo igual? Cuidado com esse mito!  Cloeziana, ouro do Vale do Jequitinhonha

 

 

 

8c4c5d41-a0f4-4b58-a6d4-bb20b2738b6d

 

 

 

Você conhece Eucalipto Tratado? Usa o eucalipto ou já usou em alguma obra na sua residência, fazenda ou propriedade? Se você se interessa pelo assunto e pretende conhecer melhor, a primeira pergunta que vai fazer é: Eucalipto tratado é tudo igual?

 

 

Assim como as madeiras nativas, como o Jatobá, Ypê, Cumaru, Paraju, os materiais provenientes de reflorestamentos, em suas variáveis espécies, também possuem características distintas que os fazem propícios para diferentes finalidades. Estamos falando aqui de coloração, distribuição das fibras da madeira, resistência mecânica, grau de fendilhamento e rachaduras, dureza do cerne, resistência natural ao ataque de pragas entre outras características.

 

 

Essas características citadas acima, além de serem determinadas pelas espécies do Eucalipto, são também influenciadas diretamente por alguns fatores naturais, como tipo de solo, temperatura, volume de chuva; e também por fatores ditos controlados, que vão desde o plantio da floresta, com a seleção genética das mudas até o corte da madeira, como a espera pela maturação mínima e secagem adequada da mesma.

 

 

Não é possível dizer, portanto que eucalipto é tudo igual, assim como seria muito precipitado dizer aqui que uma espécie é boa ou ruim ou que tal lugar é propício ou não para produzir tal tipo de madeira. A questão é, como você vai utilizar esta madeira?

 

 

Para exemplificar o que foi dito acima, segue na página abaixo alguns dados sobre a produção e destinação das florestas de eucalipto brasileiras. Observe que os plantios de Eucalipto se estendem por grande parte do território brasileiro e que as principais destinações para este tipo de madeira são a produção de Papel e Celulose, Carvão Vegetal e Lenha para produção de energia, ambos produtos que necessitam de madeiras com fibra alongada, pouca densidade e alto rendimento, mas que deixam a desejar na resistência, linearidade e durabilidade natural.

 

 

Portanto, antes de adquirir certo tipo de eucalipto, procure entender as suas necessidades, talvez o barato se torne caro e o útil se torne inútil. A questão é a escolha da espécie certa!

 

 

download

 

 

download (1)

 

 

 

Cloeziana, ouro do Vale do Jequitinhonha

 

Eucalipto não é tudo igual, diferentes espécies dessa madeira são apropriadas para fins distintos, fatores naturais e genéticos determinam as características das árvores. Quando falamos em espécies de Eucalipto, ouvimos alguns nomes, como Citriodora, Cloeziana (Espécies rústicas e densas) e Grandis, Urophyla, Camaldulensis (Espécies fibrosas e volumosas) de onde são originados os clones.

 

 

16114154_585931458198150_8092101330144553034_n - Cópia

 

 

O Eucalipto Cloeziana é natural de solos rasos e pedregosos, desta forma o seu desenvolvimento é bem mais lento e carregado de tensões do que de outras espécies de Eucalipto. Este fator gera entretanto um crescimento mais uniforme, com um despontamento mínimo entre a base e a ponta da madeira. Também é típico desta espécie rústica um cerne muito duro e denso, elevando a densidade desta madeira para cerca de 900 kg/m³.

 

 

Tais características fazem do Eucalipto Cloeziana Tratado uma madeira tida como ideal para quem busca durabilidade e beleza no uso em cercas e construções uma vez que as peças retas e uniformes facilitam o trabalho de quem as utiliza, ao mesmo tempo em que a sua densidade e dureza proporcionam uma resistência mecânica e ao apodrecimento comparável a espécies nativas.

 

 

Pequenos fendilhamentos ocasionados pela liberação das tensões de crescimento no momento do corte e na secagem da madeira são comuns a esta espécie. Tal fato é cessado com o uso de conectores anti-rachas e não altera em nada a durabilidade do Cloeziana, que depois de tratado possui vida útil superior a 15 anos no uso em cercas e construções. Fato importante sobre o Cloeziana é a primeira espécie de Eucalipto a receber um certificado de origem e qualidade, como já acontece com outros produtos tal como queijos, cachaças, frutas.

 

 

7dc0fe58-50df-42ea-add7-9811d7dd9249

 

 

 

Eucalipto tratado e sua durabilidade

 

A madeira de eucalipto tratado apresenta grande durabilidade, esse fator depende a princípio da aplicação ou destino que se dá a madeira, variando de 10 a 30 anos dependendo da aplicação.

 

 

auto-clave2

De modo geral, quando se segue o processo correto de imunização, o eucalipto tratado tem garantia média de 15 anos. Em se tratando da espécie cloeziana (sucupira), sua vida pode ser bem maior do que o já mencionado, chegando a 20 ou 30 anos, pois a mesma apresenta grande resistência mecânica, a tornando uma variedade mais apropriada ao uso em construção civil, cercas, dormentes, etc.

 

 

A madeira de Eucalipto Tratado apresenta maior durabilidade em se comparando a matérias não renováveis como aço e concreto. O Eucalipto da espécie cloeziana (sucupira), apresenta durabilidade semelhante às madeiras extraídas de matas nativas.

 

 

 

 O Tratamento (Imunização)

 

Para se obter o melhor resultado no tratamento da madeira, é necessário seguir normas e práticas estabelecidas por órgãos como ABNT. A Madeira é tratada num processo industrial a vácuo e pressão, utilizando uma autoclave de grande porte com solução de CCA.

Esse processo garante a madeira uma proteção contra agentes naturais como cupins, brocas e fungos, tornando a madeira imune. Mas lembre-se, para ter durabilidade é preciso escolher a madeira que apresenta características adequadas para o tratamento, caso contrario não somente tratar para obter bons resultados.

 

 

 

As vantagens do eucalipto tratado

 

AS VANTAGENS AO UTILIZAR MADEIRA DE EUCALIPTO TRATADO SÃO INÚMERAS, Se destacando pelo fato de ser uma madeira renovável, ou de florestas plantadas, fato que contribui para preservação das matas nativas, fauna e flora.

 

A Madeira de eucalipto quando tratada tem durabilidade similar a madeiras de matas nativas e até maior quando comparado com materiais não renováveis como concreto ou metálicos. (fonte: Portal do reflorestamento).Com informações de União Madeiras.

 

 

 

exemplo_medida02

 

 

 

Comentários