Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

21 de Abril de 2019 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Fórum das Águas em Santa Teresa discute saneamento e recursos hídricos
Publicado 28 de março de 2019

 

O Córrego São Pedro passa dentro do Parque do Museu Mello Leitão - Foto- Leo Meira - INMA

O Córrego São Pedro passa dentro do Parque do Museu Mello Leitão – Foto: Leo Meira

 

 

O evento acontece nesta sexta-feira (29), às 15 horas, no auditório Augusto Ruschi, no Instituto Nacional da Mata Atlântica (Museu Mello Leitão). 

 

 

Para dar continuação às discussões alusivas ao Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22, o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) em parceria com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) realiza o “Fórum das Águas em Santa Teresa”, na sexta-feira (29).

 

 

A política nacional e regional sobre os recursos hídricos e estratégias do saneamento ambiental em Santa Teresa e municípios adjacentes são alguns dos temas a serem abordados no Fórum.

 

 

Participam do evento o diretor presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), Fábio Anhert; o secretário de meio ambiente de São Roque do Canaã, André Barcelos; a gestora de projetos da Agerh, Mônica Amorim Gonçalves; e o chefe da Divisão Serrana da Cesan, Vanderlei Silva de Andrade.

 

 

Para o diretor do INMA, Sérgio Lucena, o evento mantém as discussões em relação aos recursos hídricos e saneamento em alta.

 

 

“Viemos de uma série de eventos climáticos que provocaram estiagem e depois enxurradas. É importante a preservação da mata atlântica para manter os recursos hídricos. A preservação desses recursos e o investimento em saneamento são essenciais para manter a saúde e o bem estar da população”, disse o diretor.

 

 

De acordo com o Governo Estadual, em Santa Teresa 77,6% da população já conta com serviços de coleta e tratamento de esgoto da Cesan e 63,4% dos moradores já interligaram seus imóveis às redes. No entanto muitas pessoas ainda despejam seu esgoto e lixo nos córregos que atravessam a cidade, deixando sujeira e mal cheiro no ambiente, como exemplifica Lucena.

 

 

“É o caso do Córrego São Pedro que passa dentro do Parque do Museu Mello Leitão. Uma área turística e de preservação histórica sendo poluída. É uma situação que deverá ser discutida no Fórum para pensarmos numa cultura de preservação mais aprofundada tanto das entidades públicas e privadas, quanto da sociedade”, avaliou.

 

 

O Fórum das Águas será realizado no auditório Augusto Ruschi do Museu Mello Leitão, em Santa Teresa, a partir das 15 horas. Entrada franca.

 

Comentários