Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

18 de Julho de 2018 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Gastronomia portuguesa faz sucesso em terra colonizada por italianos
Publicado 10 de julho de 2018

Tia Manuela

Restaurante Tia Manuela, culinária portuguesa. Um deleite para quem aprecia! Na Rua do Lazer, em Santa Teresa.

 

 

 

Santa Teresa é reconhecida atualmente como a primeira cidade de colonização italiana do Brasil e a capital estadual da gastronomia italiana. No entanto, outros tipos de culinária tem chamado atenção na região. É o caso do Restaurante Tia Manuela, de comida típica portuguesa e que proporciona um ambiente aconchegante e com detalhes que fazem o cliente se sentir na Terra de Camões.

 

 

 

Tia Manuela - Bacalhau à Cristiano Ronaldo (1)Com pratos a base de bacalhau – seja como bolinho, com nata ou recheado – o restaurante vem se destacando durante à Copa do Mundo de 2018 ao criar um derivado do “bacalhau à Bráz” que ganhou o nome do melhor jogador do mundo atualmente: Cristiano Ronaldo.

 

“Fiz essa receita em homenagem ao Cristiano. É seu prato favorito e hoje ele é considerado um dos melhores jogadores de futebol do mundo. Juntamos a essência da gastronomia com o talento de um grande atleta. As pessoas que experimentaram acharam o “bacalhau à Cristiano Ronaldo”  (foto) uma delícia”, disse sorrindo a chef e proprietária do restaurante, Manuela da Fonte Lopes.

 

 

Manuela e seu marido, o empresário Carlos Lopes, implementaram o Tia Manuela a pouco mais de um mês, na Rua do Lazer, em Santa Teresa e tem recebido elogios pelos pratos feitos com carinho e dedicação e também pelo atendimento concebido no espaço.

 

 

“Perfeito! Nós apreciamos muito a comida portuguesa. Comemos um bacalhau com natas e adoramos! O atendimento e a gastronomia foram nota 10”, avaliou a bancária Gheyse Carlini que, com sua irmã Lourena Carlini, visitou o restaurante pela primeira vez. “Um ambiente super agradável, com música e decoração irresistíveis. Os proprietários são uns fofos e sempre voltaremos aqui. Encontramos um pedacinho de Portugal em Santa Teresa”, elogiou.

 

 

Tia Manuela 1

Gheyse Carlini e sua irmã Lourena com os anfitriões Manuela e Carlos.

 

 

O casal português mora há cerca de 1 ano no Circuito Caravaggio e resolveram apostar na culinária portuguesa. “Gosto de deixar o cliente à vontade e quero que ele leve o aconchego e hospitalidade portuguesa. A fartura de comida e o calor humano também são essenciais nos patrícios”, destacou Manuela.

 

 

Essa fartura nossa reportagem pode conferir ao pedir um bacalhau à Santa Teresa com penne rigate, lascas de bacalhau, molho de tomate, azeitonas e, claro, bastante azeite. Foi uma experiência culinária incrível, com destaque para o sabor suculento do bacalhau e o acompanhamento do “vinho verde”, tradicional em Portugal.

 

 

Tia Manuela 2

Vinhos portugueses

 

 

 

Aliás a carta de vinhos do Tia Manuela é um regozijo à parte: tintos, rosés, verdes, brancos e espumantes, todos de cepas portuguesas como Alentejo, Península de Setúbal e Douro – entre outras – e para facilitar a escolha do vinho a carta inclui informações sobre aroma, sabor, textura, coloração e teor. Uma viagem a terras lusitanas na Doce Terra dos Colibris.

 

 

 

 

Tua Manuela - Bacalhau Recheado (2)

Bacalhau Recheado

Tia Manuela 3

Sobremesa: baba de camelo

 

 

Tia Manuela 4

A bancária Gheyse Carlini e sua irmã Lourena apreciaram o bacalhau com natas.

 

 

“Sinto-me nascido a cada momento / Para a eterna novidade do Mundo…”

Fernando Pessoa

 

 

Texto e fotos: Leonardo Meira

Comentários