Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

21 de Outubro de 2018 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

IDEB 2017 – Santa Maria de Jetibá despenca para trigésimo colocado no ranking estadual
Publicado 11 de setembro de 2018

 

Apenas duas dentre onze escolas municipais de Santa Maria de Jetibá atingiram as metas estabelecidas.

 

Dia-da-Arvore-Recreio

Foto: Arquivo Jetibá Online 2016

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e hoje é o principal indicador de qualidade da educação do Brasil. Para que toda a comunidade possa acompanhar a evolução do trabalho feito pelas escolas, o MEC disponibiliza um sistema online de consultas onde indica qual é o estado, o município e o nome da escola, e onde é possível colher e comparar as notas obtidas pelas unidades de ensino desde a criação do índice até os dados mais recentes que é o ano de 2017.

 

 

O Ideb das escolas e das redes de ensino variam em uma escala de zero a dez, assim como as notas escolares variam usualmente. A partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Assim que as provas são aplicadas e os dados são colhidos e cruzados com anos anteriores é possível verificar se as escolas “atingiram a meta”, “cresceram o ideb” e se “alcançaram a nota estabelecida”.

 

 

O Portal de Notícias Jetibá Online publicou recentemente uma reportagem demonstrando bons resultados obtidos pelas escolas estaduais que inclusive colocaram o Espírito Santo como o primeiro no ranking nacional. Também foram publicadas reportagens demonstrando bons resultados alcançados pelas escolas estaduais “Graça Aranha” e Professor Hermann Berger. No entanto, as escolas municipais de Santa Maria de Jetibá não alcançaram índices satisfatórios, contradizendo inclusive um oficio enviado pela Prefeitura de Santa Maria de Jetibá para a Câmara Municipal no dia 10/09/2018 que considerava “excelentes os resultados” obtidos pelas escolas municipais e parabenizava em especial à escola de Recreio.

 

 

Analisando os dados divulgados pelo MEC – Ministério da Educação, constata-se que a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá não avaliou os resultados obtidos individualmente por cada escola. O IDEB de Santa Maria de Jetibá foi analisado em duas etapas de ensino: séries inicias (primeiro ao quinto ano) e séries finais (sexto ao nono ano) da educação fundamental.  Das onze escolas analisadas apenas duas atingiram a meta estabelecida para 2017.

 

 

Foram analisadas sete escolas das séries iniciais ( EMEF João Lauvers, EMEF Vila Jetibá, EMEIEF Luiz Potratz, EMEIEF Recreio, EMEIEF São Sebastião, EMPEIEF Cabeceira do Rio Lamego e EMPEIEF Cabeceira do Rio Santa Maria) e destas apenas a escola EMEF Vila de Jetibá atingiu a meta estabelecida pelo MEC.

 

 

grafico 1

 

 

Das séries finais foram analisadas quatro escolas: (EMEF Vila Jetibá, EMEIEF Luiz Potratz, EMEIEF Recreio e EMEF Antônio Gonçalves) e apenas duas escolas atingiram a meta, sendo elas (EMEF Vila Jetibá e EMEIEF Antônio Gonçalves) e apenas uma escola melhorou seu IDEB desde a última avaliação.  Conforme gráfico.

 

 

grafico 2

 

 

“O pessimismo exagerado é tão paralisante quanto o otimismo descolado da realidade.” A frase é do jornalista Antônio Gois e retrata ás vezes, como nossos gestores educacionais enxergam a Educação. Se das onze instituições de ensino municipal analisadas pelo MEC, apenas duas alcançaram metas estabelecidas está bom, então não se sabe mais o que é ruim. Domingos Martins e Marechal Floriano, municípios vizinhos a Santa Maria de Jetibá ocupam a primeira e segunda colocação no ranking estadual respectivamente. Itaguaçu, São Roque do Canaã e Venda Nova do Imigrante que também são municípios próximos ocupam a quinta, sexta e sétima colocação respectivamente. Laranja da Terra se encontra na décima primeira colocação, enquanto que Santa Maria de Jetibá despencou de oitavo colocado no Ideb de 2013 para 30º colocado em 2017.

 

 

ideb munic pdf

 

 

Jetibá Online – A partir dos resultados do IDEB 2017 (http://www.qedu.org.br/cidade/2718-santa-maria-de-jetiba/ideb) constata-se que em Santa Maria de Jetibá apenas duas escolas municipais (Vila Jetibá e Antônio Goncalves) dentre as onze escolas analisadas alcançaram as metas do MEC. Também é possível constatar que a EMEF Recreio que obteve a nota 7,2 na verdade não alcançou a meta estabelecida e nem cresceu o seu IDEB conforme comprovado pelo gráfico no link acima e contrariando a informação divulgada pelo ofício lido na ultima sessão da Câmara ocorrida no dia 11/09/2018 onde a municipalidade apresentava os resultados da escola como sendo excelentes índices. Analisando os dados das escolas municipais e da escola EMEF Recreio perguntamos a secretaria municipal de educação quais são os motivos para comemorar de fato?

 

 

Resposta da Secretaria de Educação – Foi encaminhado e-mail para a Secretaria de Educação e também a Secretaria de Comunicação no início da semana, assim como também foi enviado uma um questionamento para o whatsapp pessoal da secretária municipal de educação mas até o fechamento desta reportagem nenhuma de nossas solicitações foi atendida pela Prefeitura de Santa Maria de Jetibá.

 

 

 

Fonte: http://www.qedu.org.br/cidade/2718-santa-maria-de-jetiba/ideb

Comentários