Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

18 de Julho de 2018 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Início da colheita de café será comemorado em Santa Teresa
Publicado 15 de maio de 2018

 

 

 

Nesta sexta-feira (18), em Santa Teresa, será aberta a 11ª Campanha de Melhoria da Qualidade do Café

 

 

cafeconilon

 

 

 

No Espírito Santo, a colheita do Conilon é aberta no dia 14 de maio. A data foi estabelecida para evitar que o produtor colha o café antes da hora certa. Dessa forma, garante-se a uniformidade de maturação dos grãos e mais qualidade ao produto.

 

 

 

O Espírito Santo comemora, em 14 de maio, o Dia do Início da Colheita do Café Conilon. Para comemorar a data, nesta sexta-feira (18), em Santa Teresa, serão realizados o 10º Noroeste Café Conilon e a abertura do 11º Ano da Campanha de Melhoria da Qualidade do Café, na Fazenda São Bento, no distrito de Várzea Alegre.

 

 

 

 

Degustador e especialista em café, o deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária, Evair de Melo (PP-ES) destacou a data em suas redes sociais e lembrou um dos “dez mandamentos” da qualidade do café: “café é fruto e por isso deve ser colhido maduro”. Atualmente na vice-presidência da Comissão de Agricultura da Câmara, Evair é um dos pioneiros do Programa de Melhoria da Qualidade do Café do Espírito Santo.

 

 

 

 

“Há 20 anos, trabalhamos muito para que o nosso conilon, desde o plantio até o consumo, fosse cercado de processos que garantissem a sua qualidade. Graças ao Programa de Melhoria da Qualidade do Café do Espírito Santo, somos referência na cafeicultura e ainda temos um potencial enorme para o crescimento do setor”, afirmou Evair.

 

 

 

Neste ano, a Campanha de Melhoria da Qualidade do Café terá como tema o plantio de conilon em altitude, tradicional no município de Santa Teresa. A realização é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Prefeitura de Santa Teresa.

 

 

 

 

 

Programação

 

 

 

O 10º Noroeste Café Conilon começa às 8h com o credenciamento dos participantes e um café da manhã. Logo após a abertura, que será às 8h30, o “Dia de Campo” vai tratar sobre tecnologias para produção e avaliação da qualidade do café. As discussões e a abordagem sobre as técnicas para a produção de frutos de qualidade serão feitas pelos pesquisadores José Altino Machado Filho, do Incaper, e Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, do Incaper/Embrapa Café, além do produtor Luiz Carlos Gomes.

 

 

 

Os pesquisadores Paulo Sérgio Volpi e Romário Gava Ferrão, ambos do Incaper, se juntam à Marcelo Antonio Tomaz, do CCA Ufes, no debate sobre o cultivo de conilon em altitude. Caio Louzada Martin e Abraão Carlos Verdin Filho, também do Incaper, vão discutir a poda programada de ciclo na qualidade do fruto junto com a pesquisadora do Incaper/Embrapa Café, Maria Amélia Gava Ferrão e com o produtor rural Cirineu Tozzi.

 

 

 

Às 11 horas, tem início o 11º Ano da Campanha de Melhoria da Qualidade do Café do Espírito Santo com o pronunciamento de autoridades e, em seguida, a solenidade da colheita simbólica. Após o almoço, será feita uma visita técnica aos experimentos de café arábica e conilon. A cerimônia de encerramento será às 15h30.

 

 

Comentários