Com o tema “Inteligência Artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, a SNCT acontece de 17 a 23 de outubro. O Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) preparou várias atividades que serão apresentadas por modo remoto (online) durante as próximas semanas.
Dezenove de outubro é Dia Nacional da Inovação e todo ano o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) organiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o intuito de aproximar a ciência da população. Esse ano, por conta da pandemia da Covid-19, a programação será toda online e vai incluir várias instituições do país.
O INMA – instituição que realiza pesquisas no âmbito da Mata Atlântica e está localizada em Santa Teresa, no Espírito Santo – preparou uma série de atividades que inclui vídeos, bate papos, lives, exposição virtual e lançamento de livro.
Desde do dia 13, vários pesquisadores do INMA lançaram vídeos com o tema “ A Ciência que faço no INMA” nas redes sociais, para o público entender cada programa de pesquisa que é realizado na instituição e como essas pesquisas impactam no dia a dia das pessoas.
No dia 21, tem bate papo da Dra. Marinez Ferreira de Siqueira e do Dr. Pedro Peloso, com o título “A Inteligência Artifical na Identificação da Biodiversidade”, a partir das 18 horas. A mediação é da Dra. Ana Carolina Loss.
No dia 22 de outubro, a pesquisadora Dra. Alyne Gonçalves traça um histórico sobre a construção do bioma Mata Atlântica, às 13 horas.
Logo depois, às 14h, acontece o lançamento do livro “Beija-flores: os cupidos da Mata Atlântica”, no Ciência ao Vivo, canal no youtube que aprofunda as questões sobre a ciência. A apresentação é do professor Laércio Ferracioli que entrevista três das autoras do livro: Anali Bustos, Isabela Galarda e Andrea Nieto.
Também será lançada, no dia 23, a exposição virtual “Entre lentes e telas: um passeio pelo Instituto Nacional da Mata Atlântica”.
Mês Nacional da Ciência e Tecnologia
Outubro é o Mês Nacional da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações concentra uma série de atividades apresentando projetos e ações em âmbito nacional. No dia 26, o Instituto Nacional da Mata Atlântica irá apresentar uma série de pesquisas por meio de bate papos, mostra de vídeo e mesa redonda (confira a programação completa em anexo).
Acompanhe pelo youtube/MCTIC e pelo site SNCT.MCTI.GOV.BR
Programação
Dia 17 de outubro
Abertura da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Dia 21 de outubro
18h – Palestra “A Inteligência Artificial na Identificação da Biodiversidade”
Dra. Marinez Ferreira de Siqueira
Dr. Pedro Peloso
Dia 22 de outubro
13h – Palestra “Mata Atlântica: notas sobre a história da construção de um bioma”
Dra. Alyne dos Santos Gonçalves
14h – Lançamento do livro “Beija-flores: os cupidos da Mata Atlântica”, no canal do youtube “Ciência Hoje”.
Dia 23 de outubro
Exposição Virtual “Entre lentes e telas: um passeio pelo Instituto Nacional da Mata Atlântica”, no site www.inma.gov.br
Dia 26 de outubro
9h às 9h50 – O Instituto Nacional da Mata Atlântica – Tour virtual pelos recintos do INMA
Diretor do INMA, Dr. Sérgio Lucena
10h às 10h50 – Mata Atlântica – Diversidade, Serviços Ecossitêmicos e Importância da Restauração
Dr. Felipe Zamborlini Saiter
11h às 11h50 – Sementes da Mata Atlântica
Dra. Eliana Ramos
12h à 12h50 – Uso do Geoprocessamento no apoio à Restauração e Recuperação Florestal
MSc. Leandro Meneguelli Biondo
15h às 15h50 – A Modelagem Ecológica como Ferramenta para a Restauração da Mata Atlântica
Dra. Marinez Ferreira de Siqueira
16h às 16h50 – INMA em Foco
Dr. Sérgio Lucena Mendes
17h às 18h50 – Mesa Redonda: Desafios e Oportunidades para a Restauração da Mata Atlântica
Dra. Camila Linhares de Rezende
Dr. Renato Crouzeilles Pereira Rocha
Sr. Luiz Paulo Ferraz
19h às 19h50 – Os Desafios da Restauração Ecológica na Mata Atlântica, Considerando a Realidade Socioeconômica e as Políticas Públicas
Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues