Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

06 de Agosto de 2021 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

INMA promove evento virtual para comemorar o Dia da Mata Atlântica
Publicado 26 de maio de 2021

 

WhatsApp Image 2021-05-26 at 11.23.37

 

 

Nesta quinta-feira, dia 27 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. Para celebrar a data, o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) promove um bate-papo com seus cientistas, ao vivo, pelo YouTube, das 14h às 16h30.

 

 

Conhecer a diversidade de espécies da Mata Atlântica e monitorar seu estado de preservação estão entre os pilares da atuação do INMA. Com estas informações, é possível definir políticas públicas para garantir a conservação desse importante bioma, que abrange algumas das regiões mais populosas do Brasil.

 

 

Atualmente, estão em andamento no INMA sete projetos focados nesse objetivo. Os estudos envolvem fauna, flora e água, utilizando metodologias, abordagens e abrangências diferentes. Isso é feito com trabalho de campo, modelagens a partir de informações que compõem volumosos bancos de dados e coleções científicas de animais e vegetais, participação do público e organização de acervos históricos e bibliográficos.

 

 

 

No INMA, o desenvolvimento da ciência tem a participação da sociedade. Em Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo, onde o Instituto está sediado, moradores são envolvidos no monitoramento da qualidade da água em rios do município, e na pesquisa sobre aves, répteis, anfíbios e bromélias. Por exemplo, eles coletam e analisam amostras de água, observam e relatam aos pesquisadores o avistamento de pássaros anilhados e a presença de rãs no interior das bromélias – ambos essenciais à sobrevivência do outro. Na chamada ciência cidadã, o público contribui com informações, ao mesmo tempo que se apropria do conhecimento sobre as áreas científicas em que colabora.

 

 

Além dos estudos diretamente com material biológico, a conservação da Mata Atlântica tem a contribuição dos arquivos históricos e da produção científica relacionada ao tema. Historiadores e profissionais de ciência da informação atuam na organização, análise e difusão da informação de arquivos primários – manuscritos, cadernetas de campo, cartas – e de bibliografia existente sobre a Mata Atlântica e conservação da natureza, dentro e fora do INMA, iniciando os alicerces para estruturar um centro nacional de documentação sobre a história e a conservação da Mata Atlântica.

 

Confira os pesquisadores que irão bater papo sobre a Mata Atlântica:

 
Dia Nacional da Mata Atlântica
Bate-papo com cientistas do INMA
27 de maio, quinta-feira

 

Canal do INMA no YouTube: www.youtube.com/InstitutoNacionalMataAtlantica

 

14h – Descobrindo a riqueza da fauna e flora da Mata Atlântica
Amélia Tuler
João Victor Andrade de Lacerda

 

15h – Conhecendo as espécies ameaçadas da Mata Atlântica
Flávia Chaves

 

15h30 – Planejando a restauração a Mata Atlântica
Deyse A. dos Reis

 

16h – A história do INMA e da conservação da Mata Atlântica
Alyne Gonçalves

 

Mediação: Alba Lívia Tallon Bozi e Laercio Ferracioli

 

 

Fonte: Assessoria do INMA

Comentários