Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

13 de Dezembro de 2017 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Leite dourado: o novo “queridinho” das dietas
Publicado 8 de outubro de 2017

 

Feita com especiarias, bebida é nutritiva e ajuda a emagrecer

 

 

1_regiane-5316028

 

 

 

A cor é dourada, e o sabor, exótico. Estamos falando do leite dourado, uma bebida consumida há milênios pelos indianos, mas que virou a nova “queridinha” das dietas pelos lados de cá, conquistando famosas como a modelo Yasmin Brunet e a blogueira Gabriela Pugliesi, conhecidas por serem adeptas de um estilo de vida saudável.

 

 

 

O que dá o tom dourado é a cúrcuma, uma especiaria “prima” do gengibre muito famosa por suas propriedade funcionais. Além de ter alto valor nutritivo, o leite dourado ainda pode ajudar a emagrecer por seus bioativos que aceleram o metabolismo. “É um alimento que tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e que está sendo mais estudado na sua relação com a prevenção a doenças como o câncer”, destaca a nutricionista Regiane Santos, que testou a receita.

 

 

 

“É gostoso. Não fica amargo. O que realça mesmo o sabor é a presença da cúrcuma. Acrescentei canela ainda, deixando mais aromatizado”, comenta Regiane.

 

 

 

 

COMO CONSUMIR

 

 

 

O ideal é consumir a bebida logo depois de prepará-la para não perder seus benefícios. “O ideal é tomar na temperatura morna. Quem quiser adoçar, pode usar mel, por exemplo”, sugere ela.

 

 

 

A pimenta do reino e o óleo de coco, em conjunto com a cúrcuma, potencializam a absorção da curcumina.

 

 

 

 

A receita tradicional leva leite vegetal, o que é uma boa opção para alérgicos ao leite de vaca, segundo a nutricionista. “Pode usar o leite vegetal de sua preferência. Fica bom com leite de amêndoas. Na receita, testei com leite de coco caseiro.”

 

 

 

O leite dourado pode ser usado como base para outras receitas. Na Internet, é possível encontrar várias sugestões, como na mistura para milkshakes, smooothies, bolos e chás.

 

 

 

Por suas vantagens para a saúde, na Índia, o leite dourado é consumido como medicamento. “Eles usam como forma meio curativa. Mas indico mais como opção de alimento saudável que pode ser incluído numa refeição do dia, como no café da manhã, na quantidade de 200 ml a 250 ml”, observa a nutricionista.

 

 

 

 

RECEITA DO ‘LEITE DOURADO’

 

 

Ingredientes

 

– 2 colheres de cúrcuma (20g)

 

– uma pitada de pimenta do reino preta

 

– meia colher de chá de canela

 

– duas colheres de chá de óleo de coco

 

– 500 ml de leite de coco (pode ser outro leite vegetal, como de castanha, amêndoas, de arroz)

 

 

 

Como fazer

 

Misture os ingredientes e leve ao fogo baixo. Não deixe ferver. Beba ainda morno, de preferência

 

 

 

Como consumir

 

A bebida deve ser consumida logo depois de preparada para não perder suas propriedades nutritivas. Mas esse consumo não pode ser exagerado, porque ela interfere no metabolismo. Um copo por dia é o mais recomendado

 

 

 

OS BENEFÍCIOS

 

 

Anti-inflamatório

 

A cúrcuma ou açafrão é uma raiz de cor alaranjada e sabor marcante muito apreciada na culinária indiana, sobretudo. Ela contém a curcumina, uma substância que ajuda o sistema imunológico e tem efeitos anti-inflamatórios poderosos, sendo indicada para quem sofre com artrites, artroses, tendinites e inflamações em geral

 

 

 

Metabolismo ativado

 

O leite dourado estimula o metabolismo. Isso se deve também à presença da canela, um alimento termogênico que favorece a dieta e ainda controla os níveis de açúcar no sangue, prevenindo doenças como a diabetes.

 

 

 

 

 

Fonte: Gazeta Online

Comentários