Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

17 de Novembro de 2018 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Sábado (20) tem mais mutirão para preparar a horta comunitária em Santa Teresa
Publicado 18 de outubro de 2018

Horta Comunitária

 

 

Com o terreno limpo, desta vez os voluntários vão preparar os canteiros no Centro de Santa Teresa.

 

 

Incentivar a troca de mudas, o plantio de plantas medicinais, o uso e a utilização das plantas em benefício da saúde, fortalecer a agricultura familiar, a produção de fitoterápicos a serem usados pela rede pública de saúde e tornar Santa Teresa uma referência em plantas medicinais.

 

 

Esses são alguns dos benefícios da implementação de hortas comunitárias urbanas que está tendo como projeto piloto o terreno ocioso entre a Câmara Municipal e a Policlínica no Centro de Santa Teresa.

 

 

O terreno já foi todo limpo e moradores, entidades e voluntários irão preparar os canteiros no próximo sábado (20) para, em seguida, plantar as mudas, a partir das 8 horas. O vereador Bruno Bridi doou esterco e palha de café para adubar a terra e os voluntários deverão trazer ferramentas – como pá e enxadas – para realizar o serviço.

 

 

“O terreno estava ocioso e a prefeitura, os vereadores e servidores da Câmara definiram pela implantação da primeira horta comunitária de plantas medicinais em Santa Teresa. Essas plantas podem ajudar às pessoas que tem de Alzheimer e dores de cabeça, por exemplo. Esse é um projeto piloto, mas pretendemos estender para outros locais do município”, explicou o presidente da Câmara Municipal, Bruno Henriques Araújo.

 

 

Um dos idealizadores do mutirão e responsável pelo projeto “Banco de Plantas”, o empresário Robson Côgo disse que convidou várias pessoas e espera que muitos voluntários compareçam.

 

 

“Estamos esperando mais de 20 pessoas. Várias delas irão trazer um lanchinho para compartilhar durante as atividades de preparação do canteiro. É o início de um projeto de grande alcance social. Transformar Santa Teresa num polo de produção de plantas medicinais e também de fitoterápicos. A população será a grande beneficiada”, frisou Robson.

 

 

No dia 8 de setembro a Associação dos Agricultores Familiares de Santa Lúcia, a Associação dos Amigos do Caravaggio, servidores da Prefeitura e da Câmara e moradores de Santa Teresa fizeram a limpeza do terreno.

 

 

Horta Comunitária 4

 

 

Serviço:

Implantação de Horta Comunitária Urbana (plantas medicinais)

Data: Sábado, 20 de outubro de 2018

Horário: 8 horas

Local: Terreno entre a Câmara Municipal e a Policlínica

 

Comentários