Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

17 de Setembro de 2021 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Saiba o que poderá funcionar em cada município capixaba na próxima semana
Publicado 3 de abril de 2021

perdas-no-comercio-por-causa-da-pandemia-ja-somam-rs-120-bilhoes

Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação / Montanhas Capixabas

 

 

Estado , 03 Abril 2021

 

A partir da próxima segunda-feira (5), 37 municípios do Espírito Santo passam para risco extremo, e 39 para risco alto, de acordo com a matriz de risco do mapa da Covid-19. Apenas Conceição da Barra e Ibitirama estão classificados em risco moderado para a transmissão do coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, em pronunciamento no início da noite desta sexta-feira (2).

 

Casagrande fez um apelo para que as pessoas continuem com as medidas de restrição para evitar o contágio do vírus. Na Grande Vitória, os cinco municípios – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana – estão classificados em risco extremo. O transporte metropolitano continua suspenso por mais uma semana, retornando, com modificações, apenas no próximo dia 12. O transporte intermunicipal pode funcionar com 50% de ocupação, e o interestadual continua suspenso.

 

As medidas qualificadas para cada grau de risco estão previstas na Portaria nº 013-R, da Secretaria da Saúde (Sesa). No entanto, o governador anunciou que, em decorrência do atual momento da pandemia, serão realizadas algumas mudanças nas medidas válidas para os municípios em risco alto e extremo – que permanecerão com a mesma classificação pelo período de 14 dias. Os municípios da Grande Vitória terão uma classificação única.

 

No risco alto, todos os estabelecimentos comerciais e de serviços poderão funcionar nos dias de semana das 10h às 18h e aos sábados até 16h. Galerias e centros comerciais poderão funcionar das 10h às 18h. Shopping centers poderão funcionar das 10h às 20h. É proibido o funcionamento aos domingos e feriados. O número de alunos simultâneos em academias de ginástica foi ampliado para vinte, mediante agendamento, desde que respeitada a proporção de um aluno a cada 15 metros quadrados de área do local. Ficam liberadas as atividades educacionais de forma presencial.

 

Os restaurantes poderão funcionar com atendimento ao público das 10h às 16h, sendo permitido o funcionamento somente por delivery fora desse horário. As lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas podem funcionar no mesmo horário dos restaurantes, mas é vedado o consumo presencial nestes estabelecimentos. Bares seguem com funcionamento suspenso.

 

No risco extremo, os restaurantes, estabelecimentos comerciais e de serviços poderão atender o público de quarta a sexta-feira, das 10h às 18h. Nestes dias, galerias e centros comerciais poderão funcionar das 10h às 18h. Shopping centers poderão funcionar das 10h às 20h. Os bares seguem com o atendimento ao público suspenso, podendo funcionar apenas pelo serviço de delivery. Já as atividades e serviços classificados como essenciais pelo Decreto nº 4848-R podem funcionar até as 20h, mesmo nas cidades com essa classificação de risco. As atividades educacionais com a presença dos estudantes ficam suspensas, sendo permitidas as aulas remotas.

 

Em relação ao transporte coletivo, a circulação dos ônibus do Sistema Transcol continuará suspensa até o dia 11, sendo mantida a operação especial de transporte dos profissionais de saúde. A partir do dia 12, os ônibus do Sistema Transcol voltarão a circular normalmente durante os dias da semana das 5h às 22h. Nos finais de semana, os coletivos vão transportar somente profissionais da saúde. Os ônibus intermunicipais poderão voltar a circular com 50% da capacidade das 5h às 22h. O transporte rodoviário e ferroviário interestadual de passageiros segue suspenso em todo o Espírito Santo. (Confira os detalhes de cada classificação de risco nas imagens abaixo).

 

 

19cf6e45-dd7c-49d2-8436-240b9159ab26 - Copia

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

 

RISCO EXTREMO: Água Doce do Norte, Águia Branca, Anchieta, Apiacá, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Iconha, Itarana, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Velha e Vitória.

 

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério.

 

Comentários