Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

16 de Agosto de 2017 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:


Receitas

Receitas

Salada de jaca verde

Tempo de preparo

Rendimento

 

Inspirada na cultura indígena e indiana, a receita é fonte de nutrientes.

 

 

 

salada_de_jaca_verde_oriental

 

 

 

 

Muito utilizada no sul da Ásia, a jaca verde ainda é pouco conhecida na culinária brasileira. Entretanto, a fruta contém alto valor nutricional, sendo uma fonte rica de vitaminas C, A, K, E e B6. Se você tem espaço, plantar uma jaqueira pode ser uma boa alternativa caso não encontre a jaca verde nos supermercados próximos.

 

 

 

 

Esta receita, criada pelo chef Gabriel Zei, tem inspiração na cultura indígena e indiana. Segundo ele, a salada de jaca verde pode ser uma boa forma de incentivar as pessoas a experimentarem novos sabores e conhecerem os valores da alimentação saudável.

 

 

 

 

Ingredientes

— 1 Jaca verde* (do tamanho de um mamão papaya)

— 2 Dentes de alho

— 1 Colher chá de massala brasileira (pode ser substituída por temperos de sua preferência)

— 1 Cebola roxa

— 2 Cenouras

— 2 Cabeças de acelga chinesa (Bok Choy)

— 1 Pimenta dedo de moça

— 1 Limão rosa

— Cebolinha

— Coentro do mato a gosto

— Azeite e sal a gosto

 

 

 

 

Modo de preparo

Lave bem a jaca e a cozinhe numa panela de pressão com um fio de óleo por 15 minutos. Para saber se o ponto está correto, introduza uma faca no meio da jaca e veja se, ao ser puxada, ela sai com facilidade. Durante o cozimento a jaca solta uma pequena quantidade de cola, mas não se preocupe pois ela se dissolve facilmente ao ter contato com o óleo.

 

 

 

Enquanto a jaca cozinha, prepare os outros ingredientes. Corte a cebola, a cenoura, a acelga e a pimenta em tiras bem fininhas, e deixe-os separados. Descasque a Jaca, corte-a  primeiro ao meio e depois em quartos. Em seguida, remova o miolo, as sementes, e desfie. O miolo e as sementes são comestíveis, então você pode os adicionar à sua salada ou guardar para uma outra receita.

 

 

 

Numa panela com um fio de azeite, refogue o alho amassado e picado juntamente com a massala, e espere até os aromas ficarem mais intensos. Adicione a carne de jaca e refogue rapidamente até incorporar os sabores. Desligue o fogo, adicione meio limão, uma boa dose de azeite e sal a gosto.

 

 

 

Misture todos os ingredientes e sirva com a carne de jaca ainda quente. Antes de comer, tempere com bastante cebolinha, coentro e mais limão. Se preferir, em dias mais quentes, sirva a salada gelada.

 

 

 

Globo Rural

 

 

Comentários