Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

17 de Novembro de 2018 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Santa Teresa comemora 144 anos de colonização italiana
Publicado 13 de junho de 2018

Carretela 2017

Carretela Del Vin 2017. Foto: Leonardo Meira

 

 

A 27ª Festa do Imigrante Italiano acontece de 23 de junho a 1 de julho. Esse ano o foco é a cultura e tradição da primeira cidade de colonização italiana do Brasil e a novidade é que serão realizadas três “carretelas” durante a programação.

 

 

Para celebrar os costumes e tradições dos imigrantes italianos e o reconhecimento de Santa Teresa como município pioneiro da imigração italiana no país, a 27ª Festa do Imigrante Italiano terá uma programação extensa nesse mês de junho.

 

 

Começa no sábado, dia 16, com a eleição da Garota Ítalo-Teresense 2018, no Parque de Exposições e Eventos da cidade, e se estende até o dia primeiro de julho. No dia 23 tem confraternização dos comerciantes com a banda e o grupo de danças do Circolo Trentino e show com a banda Finestra Del Cuore que aborda desde canções folclóricas até os modernos sucessos românticos de compositores italianos.

 

 

No domingo, dia 24, às 9 horas, será celebrada a Missa em Italiano na recém reformada Igreja Matriz, com a participação do Coral Italiano. No mesmo horário acontece a 7ª Corrida do Imigrante. À tarde terá show da Ferrari e Banda.

 

 

Três Carretelas  

 

 

Carretela 2017 - 34

 

A novidade deste ano é que serão realizadas três “carretelas” durante a programação. O desfile cultural, já tradicional na Festa do Imigrante, terá uma mini apresentação no dia 26, data em que se comemora o Dia da Colonização no município e foi instituído no calendário nacional como a “Data do Reconhecimento do Município de Santa Teresa como Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil”. Nesse dia também terá bolo em comemoração aos 144 anos de colonização.

 

 

A tradicional “Carretela Del Vin” acontece no sábado, dia 30, a partir das 10 horas, com concentração no antigo hospital (início da Rua do Lazer). Nesse dia será distribuído suco de uva, ao invés do tradicional vinho (Carretela “senza” Vin). No domingo (1), tem a Ressaca da Carretela, a partir de 10 horas.

 

 

 

 

 

Primeira cidade de colonização italiana do Brasil

 

 

No dia 11 de janeiro de 2018, Santa Teresa foi reconhecida pelo governo federal como a primeira cidade fundada por imigrantes italianos no país. A partir da Lei nº 13.617, foi instituído no calendário oficial o dia 26 de junho como a “Data do Reconhecimento do Município de Santa Teresa como Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil”.

 

 

Dia 26 é o Dia da Colonização Italiana no município e em obediência a Lei Nº 1. 552/2004, que declara feriados municipais, a Prefeitura de Santa Teresa informa que nesta data não haverá expediente.

 

 

Texto e fotos: Leonardo Meira

 

 

Programação XXVII Festa do Imigrante Italiano

Comentários