Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

06 de Dezembro de 2019 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Santa Teresa recebe encontro de vitivinicultores na próxima sexta (29)
Publicado 26 de novembro de 2019

Encontro de Vitivinicultores 3

 

Dia 29 de novembro acontece o 2º Encontro de Vitivinicultores de Santa Teresa, no auditório do Senac. Palestras sobre o panorama da produção de vinhos farão parte do evento.

 

 

O evento terá apresentação das vinícolas e a entrega dos registros pelo Ministério da Agricultura (MAPA) aos produtores da região de Santa Teresa: Sergio Sperandio e família da Casa dos Espumantes; Vinícius, Sandro e Divanir da Vinícola Tabocas; Carlos, Maria Goretti e Oriana da Vinícola Tomazelli e Firmino e família da Vinícola Labiata.

 

 

A palestra “o panorama das propriedades de vitivinicultores de Santa Teresa em relação à produção de uvas” com João Dimas Garcia da Embrapa-RS, acontece às 10 horas e às 11hs é a vez do catarinense Stevan Grutzmann com a apresentação do “panorama das vinícolas de Santa Teresa em relação à elaboração de vinhos”.

 

 

O vitivinicultor Vinicius Corbelini disse que o evento é de uma importância histórica não só para Santa Teresa, mas para o Espírito Santo. “Somos pioneiros. A vitivinicultura está nascendo graças à cultura continuada dos descendentes em Santa Teresa, o berço do vinho no estado. Está inserida no produtor artesanal o contexto agrícola, com uvas originárias daqui, e isso agrega valor, riqueza, identidade e personalidade que vão melhorar o produto final: vinhos de ótima qualidade como estamos produzindo”, avaliou.

 

 

O presidente da Associação dos Vitivinicultores de Santa Teresa (Avist), Eliton Stanger, explicou as ações programadas para as vinícolas da Região. “Elaboramos um plano com algumas ações que pretendemos desenvolver para continuar avançando. Uma das ações acontece na semana anterior ao evento, quando estaremos recebendo 2 profissionais da área de produção das uvas e um enólogo para formalizar um relatório de nossa atual situação e para ajudar nos planejamentos dos próximos anos”.

 

 

Ele disse ainda que há uma parceria com o Ifes de São João de Petrópolis (Barracão) para um viveiro de produção de mudas de uvas, jabuticaba, citros, plantas ornamentais e para reflorestamento. O viveiro tem o objetivo de fornecer material genético de alta qualidade.

 

 

“A formatação em forma digital da rota das vinícolas e o site também irão ajudar muito a divulgação das vinícolas e, posteriormente, estender a todos os potenciais turísticos da região dando maior comodidade para nossos visitantes”, concluiu Eliton.

 

 

Fonte: STN

Comentários