Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

25 de Setembro de 2017 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Santa Teresa também tem gastronomia turca! E é uma delícia!
Publicado 7 de julho de 2017

Istambul Menu Gourmet - chefs Jimmt Ogro e Alessandro Eller

Os chefs Jimmy Ogro e Alessandro Eller também aprovaram a culinária turca. Foto: Leo Meira

 

 

 

Recém decretada a capital capixaba da gastronomia italiana, Santa Teresa também abraça outras culturas e sabores. Conheça o Restaurante Istambul, com pratos turcos, brasileiros e italianos.

 

 

No dia da reportagem gastronômica chego em um ambiente muito bem decorado, com motivos turcos e muito convidativo. Quando entro, uma dança do ventre toma conta do espaço e, com um candelabro na cabeça, a dançarina Aleh Fassarella faz movimentos mágicos e serpenteantes. Me sinto realmente na Turquia e fui recebido com muita simpatia pela anfitriã, Debora Gomes.

 

 

Istambul Menu Gourmet - dança do ventre

Nesta noite estavam comemorando o aniversário de Eloiza Elena Krause Berger e após a dança, a melodia do músico Enzo Salviato contagiou o Gourmet (o nome do restaurante é Istambul Menu Gourmet). Isso tudo aconteceu e eu ainda nem havia experimentado os pratos turcos, brasileiros e “italianos” oferecidos pela casa.

 

 

Sim. A Debora incluiu em seu cardápio experimentações italianas com uma pitada à brasileira como o nhoque de batata doce (que fica roxo) e o macarrão “teresense” com massa de palmito (talharim) ao alho e azeite com estrogonofe de frango. Talvez por causa da influência euro-asiática do país.

 

“Se eu morasse aqui viria comer esse macarrão todo fim de semana”, disse a senhora Ilze Espindula Rossi Coser, que ficou encantada com a culinária e o ambiente. Suas filhas Jeanne Helena, de São Roque do Canaã, e Helenilze, de Santa Teresa, também aprovaram as delícias e a estrutura do local. “Esse ambiente é muito agradável, aconchegante, de bom gosto e o atendimento é muito bom. A culinária é excelente e o chá uma delícia”, exclamou Ilze.

 

 

Istambul Menu Gourmet - Helenilze e familia

 

O chá era de morango, ibisco, maça e gengibre nos informou Debora e explicou logo em seguida porque tem feito pratos diferenciados. “Tem vindo muitas pessoas querendo experimentar a gastronomia turca, mas como gostamos de fazer ‘experiências gastronômicas’, introduzimos alguns temperos turcos com massas italianas, abrasileirando algumas delas, como o nhoque de batata baroa e de batata doce”, disse a empresária, sempre solícita.

 

 

 

 

 

E a comida turca?!

 

 

Istambul Menu Gourmet - culinária turca 2

 

Bem, essa é uma experiência única nas montanhas capixabas. Me sentei à mesa com Alice Zanoni e Caetano Silva que estavam tomando uma bela taça de vinho (a carta deles é bem montada pelo sommelier Marcos Furieri) e degustando um húmus – pasta de grão de bico e especiarias – com pão turco. Na sequência, um adana kebab com carne de cordeiro fez com que os convidados pedissem mais uma garrafa de vinho. Por fim nos entregamos a um pide (foto), que é uma pizza turca de espinafre com queijo branco. Sensacional!

 

 

 

Já estive outras vezes no Istambul e indico ainda o Döner Kebab (lascas de carne de frango com salada, pasta e enrolado no pão turco) e para quem for ter a primeira experiência com a gastronomia turca peça um Turquia Mix, um combinado com vários pratos da culinária turca, como o babaganush e o kibe crú.

 

 

Na saída a simpatia de Debora nos agradece e diz com o semblante iluminado. “Não queremos somente clientes, queremos amigos que se sintam em casa”. Eu me senti em casa e sempre voltarei à “minha nova residência”.

 

 

 

Istambul Menu Gourmet - aniversariante e familia

A aniversariante Eloiza (no centro) com os pais, a dançarina Aleh e os anfitriões Marcos e Debora (à esquerda). Foto: Leo Meira

 

 

 

 

Comentários