Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

17 de Julho de 2019 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Santamariense entre os escolhidos para o RenovaBR 2019
Publicado 7 de julho de 2019

 

Capixabas são selecionados para RenovaBR. Doze nomes ligados a movimentos sociais e a partidos de direita, centro e esquerda vão ser preparados para as próximas eleições.

 

Matéria: Brunella França / Fonte Jornal A Tribuna

 

 

1dd7ee68-eb47-48c5-ac94-fd6245375db8

HANS DETTMANN JUNIOR

Pré-candidato a prefeito de Santa Maria de Jetibá pelo PSL, o professor Hans Dettmann, 35 anos, é casado e tem uma filha. Com a experiência de ter passado por duas eleições (2016 a prefeito e 2018, deputado federal), escolheu entrar para o RenovaBR pela capacitação.

 

Ao menos 12 capixabas foram selecionados pelo RenovaBR para os cursos de formação que serão oferecidos objetivando preparar lideranças competitivas para as eleições 2020. Entre os nomes conhecidos até o momento, há pessoas ligadas a movimentos sociais e partidos de direita, de centro e de esquerda.

 

Entre os partidos de direita, os representantes são Breno Panetto, filiado ao NOVO e coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) de Vitória, e Hans Dettmann, do PSL de Santa Maria de Jetibá. Os policiais militares Cabo Fonseca, de Cariacica, e o tenente-coronel Rogério Fernandes, de Vitória, não são filiados porque são impedidos pela legislação. Ambos pretendem ser pré-candidatos a vereador e vão se filiar ao PSL. Militares que querem concorrer a cargos políticos só podem se filiar a partidos após convenções partidárias, três meses antes das eleições.

 

Mais ao centro, o Cidadania é o que reúne o maior numero de selecionados: a estudante de Direito Graziele Ramalho, de Cariacica; o médico Lucas Padilha e o jornalista Pedro Sarkis, de Vitória; e a gestora Tayana Dantas, de Vila Velha. Ex-secretário de Meio Ambiente de Linhares, professor de direito e advogado, Lucas Scaramussa está hoje no MDB, mas disse que está de saída do partido e ainda não decidiu a legenda de destino. Entre os partidos de esquerda foram selecionados os advogados Karla Coser, filiada ao PT, e Lucas Neto do PSB de Guarapari. Ela é filha do ex-prefeito de Vitória e ex-deputado federal João Coser. Há ainda o empresário Marcus Magalhaes, sem partido.

 

A assessoria do RenovaBR – lançado em outubro de 2017 pelo empresário Eduardo Mufarej, presidente da Somos Educação e sócio da Tarpon Investimentos – informou que foram mais de 31 mil inscrições na seleção. A lista completa dos selecionados será divulgada apenas no inicio de Agosto.

 

Em 2018, foram 133 lideranças politicas formadas pelo movimento, que é financiado por apoiadores, como o apresentador Luciano Huck. Desses, 117 se candidataram e 17 candidatos foram eleitos: o senador Alessandro Vieira (Rede-SE); nove deputados federais, incluindo o capixaba Felipe Rigoni (PSB); e set deputados estaduais.

 

PARA RIGONI, CURSO ESSENCIAL

 

204371

O deputado federal capixaba Felipe Rigoni (PSB) é um dos 17 políticos que passaram pela formação do RenovaBR e foram eleitos, em 2018.

 

Líder da iniciativa no Espirito Santo, Rigoni disse que a formação com ênfase em ética politica, desafios do Brasil, e como montar uma campanha foi essencial para o sucesso de sua candidatura.

 

“O Renova foi essencial tanto na minha vitória quanto na minha formação para ser um candidato competitivo. A ideia central é formar melhores políticos e políticos coerentes quando assumirem um mandato de fato”, disse.

 

Rigoni elogiou uma das características do programa, que é reunir um grupo de pessoas com pensamento politico diverso. Ele contou que, sua turma, havia participantes filiados em 22 partidos.

 

 

ENTENDA O CASO

 

Iniciativa 

O RenovaBR se apresenta como uma iniciativa de qualificação politica com o objetivo de preparar pessoas para se tornarem novas lideranças e entrarem na politica. Em 2018 foram 17 candidatos eleitos que passaram pela formação do RenovaBR: nove deputados federais, sete deputados estaduais e um senador. Entre eles, o capixaba Felipe Rigoni, deputado federal pelo PSB.

 

Seleção 

O processo seletivo se dividiu em inscrições; testes de atualidades; posicionamento politico e raciocínio fluido, gravação de um vídeo contando trajetória; descrevendo experiências e apresentando a forma de pensar como gestor. Depois, a equipe do RenovaBR analisou os dados enviados pelos participantes. Foram mais de 31 mil inscritos em todo pais.

 

Perfil 

Os interessados deveriam ter idade mínima de 17 anos; nacionalidade brasileira; pleno exercício dos direitos políticos; ficha limpa; e nunca ter ocupado cargo publico eletivo.

 

Cursos 

Os selecionados terão aulas on-line e encontros presenciais, com inicio em Agosto e termino em Dezembro deste ano. Os conteúdos estão divididos em desafios municipais, desenvolvimento pessoal e comunicação politica.

 

 

Fonte: Guia de Seleção RenovaBR Cidades

Comentários