Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

21 de Agosto de 2018 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Secretário de Estado do Turismo se reúne com trade turístico de Santa Teresa
Publicado 7 de fevereiro de 2018

O secretário de Estado de Turismo, Nerleo Caus de Souza, esteve reunido com representantes do trade turístico de Santa Teresa nesta terça-feira (06).  Na ocasião o Convention & Visitors Bureau e demais entidades entregaram ao chefe da pasta uma “Carta de Intenções” com as principais demandas do setor. Eles se reuniram na Pousada e Restaurante A Dona da Casa, em Alto Santo Antônio.

 

 

Trade Turistico com Sec. de Turismo

 

 

Na ocasião foi entregue ao titular da pasta estadual, uma carta de intenções elaborada pelo Convention & Visitors Bureau com as principais demandas do setor. Estiveram presentes representantes do Santa Teresa Convention & Visitors Bureau, Associação de Hoteis de Santa Teresa (Ashste), Associação dos amigos do Centro de Santa Teresa (Amacest), Clube de Diretores Lojistas (CDL), Circolo Trentino de Santa Teresa, Associação dos Amigos do Museu (Sambio), Associação de Produtores de artesanato de Santa Teresa (Aproast), a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e o Senac, além do subsecretário Ricardo Viana e comerciantes do município.

 

 

O presidente do Convention, Murilo vago, ressaltou que o principal objetivo do encontro foi estreitar os laços entre a iniciativa privada que atua no turismo com a Setur. “Estamos com uma gama de projetos para implementar, mas é preciso alinhar as estratégias”,  explicou.

 

 

O secretário de Turismo e Cultura do município, Marcelo Anacleto, disse que esse primeiro encontro deve servir como pontapé inicial para um trabalho conjunto: iniciativa privada e poder público. “Apesar das dificuldades, estamos crescendo e nos organizando, mas é necessário que todos tenham um olhar a mais para o município”, pontuou.

 

Trade Turistico com Sec. de Turismo 3

 

 

O empresário rural Edimar Hermógenes disse que chegou a hora de uma mudança de crença. “A iniciativa privada tem que assumir o turismo da cidade, pois o poder público já se mostrou ineficiente, temos que ter o governo como parceiro e não como gestor”, avaliou.

 

O secretário de turismo do Espírito Santo, que é empresário do setor de hotelaria, disse que a verba destinada para o turismo é pouca, 0,1% do PIB do estado, e trabalhar com o turismo é difícil, porque é uma cadeia de interesses. “É mais inspiração do que transpiração. Concentrei os recursos destinados à pesquisa e à formação, na divulgação de nossos potenciais. Queremos colocar o Espírito Santo na vitrine e desejamos trazer grandes nomes do cenário artístico nacional para aquecer nossos eventos e mostrar o Espírito Santo para o Brasil e para o mundo. No aeroporto de Vitória vai ter um balcão de informações com uma amostragem de nossos potenciais”, afirmou Nerleo.

 

 

 

Na “Carta de Intenções” foram designadas seis ações relevantes para o desenvolvimento do turismo na primeira cidade de colonização italiana do Brasil e os setores presentes incluiram mais alguns itens, como apoio para a Festa do Imigrante deste ano. Dentre as ações está a inserçção da cidade nas campanhas promocionais do Estado; estudo da economia do turismo local; estudo do impacto econômico da construção do Hotel Sesc no Parque Ecológico; torre de telefonia e internet móvel no Circuito Caravaggio; e sinalização nas BRs do Estado.

 

 

Após receber a carta, o secretário disse que não vai guardá-la na gaveta, mas apreciar com carinho para ajudar o município a resolver as demandas do segmento. Ele ainda elogiou o engajamento do trade e disse estar disposto a desenvolver em conjunto com os interessados, aparelhos necessários para o desenvolvimento do setor.

 

 

Texto: Evandro Seixas / Fotos: Leonardo Meira

Comentários