Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

18 de Outubro de 2018 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Semana da Cultura Italiana no Brasil em Santa Teresa
Publicado 8 de março de 2018

Garotas Italo-Teresenses

 

 

Para resgatar e valorizar a cultura e a tradição da primeira cidade de colonização italiana do Brasil, acontece de 9 a 11 de março em Santa Teresa, a I Semana da Cultura Italiana no Brasil (A Itália é Aqui!). Com uma programação extensa de sexta a domingo, o evento se caracteriza com atrativos tradicionais como a culinária, vestimenta e músicas que relembram a trajetória dos imigrantes italianos para o Espírito Santo e a chegada dos mesmos à Santa Teresa.

 

 

Por isso as nonnas do Grupo de Convivência da Terceira Idade Viver e Reviver do município estão preparando pratos tradicionais da culinária trentina como o nhoque de abóbora e o tortei nas tendas que estarão na Praça Duque de Caxias, ao lado da 8ª Cia da Polícia Militar. Elas também participaram de aulas shows de gastronomia junto ao chef Gilson Surrage, que recentemente recebeu o Prêmio Dolman, premiação máxima da gastronomia brasileira.

 

 

“É a valorização das características turísticas culturais do município em reconhecimento como primeira cidade de colonização italiana do Brasil. Queremos resgatar e mostrar para os moradores e turistas a tradição e a cultura italiana que mantemos por aqui”, disse o assessor de marketing da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Ronald Rodrigues.

 

 

Outras atrações fazem parte da festa como a feira de agroturismo, mostras de artesanato, apresentações culturais e musicais. A realização é da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado.

 

 

Serviço:

 

I Semana da Cultura Italiana no Brasil (A Itália é Aqui!)

 

De 9 a 11 de março, na Praça Duque de Caxias, Centro Santa Teresa

 

De sexta a domingo tem feira de agroturismo, artesanato e agroindústria e praça de alimentação. Apresentações do Grupo de Dança Folclórica Italiana e do Coral do Circolo Trentino, aulas show de gastronomia com as nonnas do Grupo de Convivência da Terceira Idade Viver e Reviver e com o chef Gilson Surrage e apresentações musicais.

 

 

Texto e foto: Leonardo Meira

Comentários