Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

06 de Agosto de 2021 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Será que eucalipto é mesmo tudo igual
Publicado 1 de maio de 2021

 

unnamed

 

Atualmente existem mais de 800 espécies de eucalipto, nativas e derivadas de cruzamentos, os chamados clones. Cada uma dessas espécies possui portanto, características que as tornam diferentes, tais como densidade, resistência mecânica, linearidade, tendência à rachaduras, durabilidade. Dessa forma também são destinadas a diferentes fins.

 

Espécies comuns e encontradas abundantemente no Espírito Santo e em diversas regiões do Brasil como Urophyla, Grandis, Camadulensis e clones nomeados com siglas tais como (144, 224, 1270, 1528, VM01), tem por características a baixa densidade, rápido desenvolvimento, sinuosidades, fendas e rachaduras frequentes, altamente disponível, podendo ser plantado em qualquer solo e consequentemente com grande oferta. Estas espécies são amplamente utilizadas principalmente para produção de papel, carvão e lenha e em algumas regiões para produção de réguas e ripas, fabricação de caixas e palets, não sendo espécies indicadas para tratamento em autoclave (imunização).

 

Já as espécies de eucalipto Cloeziana, Citriodora e Saligna têm por características a alta densidade, resistência mecânica, grande uniformidade, fendas e rachaduras de pequeno grau; São espécies de baixo desenvolvimento (demoram a crescer) e muito escassas no mercado brasileiro, sendo encontradas com maior oferta apenas no Vale do Jequitinhonha, em municípios predominantes como Capelinha-MG. As principais finalidades após o tratamento são construção civil e construção rural.

 

unnamed (2)

Dentre as espécies destinadas a construção o CLOEZIANA é a madeira perfeita para esse tipo de aplicação. Apesar de apresentar uma densidade um pouco inferior ao do Citriodora, o que pouco afeta a resistência mecânica das peças, o cloeziana apresenta uma uniformidade entre as pontas e uma linearidade das peças que facilitam a aplicação e garantem uma beleza sem igual ao ambiente.

Santa Maria de Jetibá – Em Santa Maria de Jetibá esta espécie é comercializada na Percalipto. Rua Hermann Miertschink, Centro. Telefone para contato 27 99654-6566.

Comentários