Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

17 de Novembro de 2018 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Teresa completa 50 anos
Publicado 31 de agosto de 2018

Sind. dos Trab. Rurais ST - 07.02.1979

Associados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Teresa em 1979

 

 

 

Para comemorar será realizado evento no próximo domingo (2) no Parque de Exposições e Eventos.

 

 

No dia 6 de março de 2018 o Sindicato dos trabalhadores Rurais de Santa Teresa completou 50 anos de muita luta, desafios e conquistas. Com cerca de 8 mil associados o Sindicato foi criado na época da ditatura e passou por vários problemas que foram contornados com o passar dos anos.

 

 

 

Sr. David Roldi

A primeira sede do Sindicato foi em São Roque do Canaã quando ainda era distrito de Santa Teresa, e foi conduzido pela Pastoral da Terra da Igreja Católica. O primeiro presidente foi David Roldi (foto), entre os anos de 1968 e 1973.

 

 

Associada desde 1987, a atual presidente da entidade, Adriana Rassele Bazon (foto abaixo), diz que essas conquistas e dificuldades encontradas fazem parte do dia a dia do Sindicato, mas que as primeiras gestões tiveram fases mais difíceis.

 

 

 

 

 

“Muitos sindicalistas foram presos e até mortos na ditadura, pois não podiam fazer a luta a favor dos produtores. Quando faziam, acabavam nessa situação. Como não havia Sistema Único de Saúde (SUS) na época, para ter atendimento médico, hospitalar e dentário, o trabalhador rural tinha que se filiar ao sindicato, que era controlado pela ditadura. O sindicato que se rebelava contra esse tipo de assistencialismo, perdia sua única fonte de renda”, explicou Adriana.

 

 

 

 

Atualmente o prédio do sindicato se situa no Centro do município e beneficia, principalmente, os agricultores e agricultoras familiares. “Acesso à terra, acesso ao crédito, valorização da mulher, valorização e permanência do jovem no campo, valorização da terceira idade, INSS, saúde, educação entre outras reivindicações, são as bandeiras de luta que chamamos de PADRES. Fazem parte de nosso trabalho”, elencou a presidente.

 

 

Adriana Rassele - presdente STRST

 

 

Ela lembra que processos digitais do INSS e Pronaf são feitos no sindicato e tem facilitado a vida dos trabalhadores rurais. “Temos engenheiros agrônomos para fazer esses processos e também temos muito mais trabalho do que antes (risos). Mas esses trabalhos que estamos realizando tem facilitado bastante a vida dos produtores”.

 

 

50 anos

 

 

E para comemorar essa história de suor e conquistas no próximo domingo (2) será realizada a festa de 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Teresa e a 1ª Festa do Agricultor Familiar, no Parque de Exposições e Eventos Frei Estevão Corteletti.

 

 

No evento vai ter música, culto ecumênico, almoço, concurso da rainha da agricultura familiar, brincadeiras para as crianças, lançamentos do Plano Safra 2018/2019, gravação de documentário e sorteio de roçadeiras e micro trator.

 

 

A entrada é franca e o almoço terá um valor reduzido para que todos possam usufruir do espaço.

Comentários