Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

01 de Dezembro de 2021 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Tatuador de Santa Teresa está internado com Covid-19
Publicado 14 de junho de 2021

Wilker “Dragon” Zamprogno, está na UTI desde a última segunda-feira (7) e seu quadro é estável, de acordo com a família.

 

WILKER FOTO LEO COBAL

 

 

Aos 48 anos, Wilker é considerado um dos maiores tatuadores do Brasil e já ganhou mais de 150 prêmios fazendo sua arte. No entanto, nesse momento, ele se encontra internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Madre Regina Protmann, em Santa Teresa, em decorrência da Covid-19.

 

 

Ele não precisou ser entubado e de acordo com sua esposa, Rafaela Rosetti Zamprogno (46), o estado de saúde dele é estável e já diminuiu o uso de oxigênio.

 

 

“Ele continua na UTI, mas está se recuperando bem. De 15 litros de oxigênio, passou para o uso de 5 litros. A saturação (concentração do oxigênio no sangue) também está melhor. Ele precisa se alimentar bem e trabalhar o psicológico, que é o que mais está afetando ele no momento”, disse Rafaela com base no boletim deste domingo (13).

 

 

A filha dele, que também é tatuadora, e a esposa, também foram infectadas pelo vírus, mas já estão recuperadas e passam bem.  “Ele começou a sentir os sintomas no dia 4 de junho. Passou mal em casa e fomos para o hospital. Fez radiografia, mas estava com o pulmão limpo, sem falta de ar. Estava com febre, mas a pressão estava baixa e a saturação normal. Foi liberado e voltou para casa. No dia 6, ele voltou a passar mal. Levei ele para o hospital e a tomografia constatou que ele estava com 50% do pulmão comprometido e a equipe médica resolveu internar na UTI”, relatou Rafaela.

 

 

“Ele precisa melhorar o psicológico e dar continuidade ao tratamento. Um dia de cada vez. Vamos orar e pedir a Deus”, disse. Por falar em oração, desde o dia 9 de junho o amigo de infância de Wilker, Leonardo Meira (conhecido como Leo Cobal, 44), postou uma corrente de oração nas redes sociais com o seguinte pedido:

 

 

“Pessoal! Meu amigo @wilkerzamprogno está na UTI, por conta da covid. O quadro é estável e ele não está entubado. De qualquer forma, peço a você, de onde estiver, que faça uma oração e/ou vibrações positivas para esse artista guerreiro e para as milhares de pessoas que estão passando por essa situação!”

 

 

 

WILKER FABRICIO COBAL

Wilker com os amigos de infância Leo Cobal (no meio) e Fabrício Fernandes (à direita)

 

 

Leo conhece o tatuador desde os 6 anos de idade e a amizade está perto de completar 40 anos. “Crescemos juntos em Cariacica e acompanhei os primeiros trabalhos dele, que tinham motivos de desenhos animados ou marcas relacionadas a surf. A gente pescava (até hoje é uma grande paixão dele), jogava bola e, na adolescência, curtíamos os “rocks” juntos com a galera. Conheci Santa Teresa por conta dele e íamos às festas da cidade. Nos desencontramos por um tempo, quando ele foi morar definitivamente em Santa Teresa. Mas no primeiro festival de jazz fui me hospedar com minha esposa na casa dele e ficamos encantados com a cidade. No ano seguinte nos mudamos para a Doce Terra dos Colibris, onde nos aproximamos de novo”, relata o amigo.

 

 

Dragon, como é conhecido o estúdio dele, nasceu em Santa Teresa, mas passou parte de sua infância e adolescência em Cariacica Sede, no Espírito Santo.  O artista que começou a desenhar há 24 anos com aerografia (caneta ligada a um compressor), diz que aprendeu a técnica para tatuar com esse instrumento e, desde então, não parou mais.

 

 

10710425_747422685356183_500353912762274857_o

 

As pinturas realistas são o forte do artista, mas ele também se dedica a outros estilos como a tradicional old school (velha escola), preto e branco, tribal, oriental, entre outras. Wilker também se dedica a pintar quadros, principalmente sobre o tema natureza. Em 2017 ele tatuou o chef Jimmy Ogro (foto), do programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga.

 

 

 

 

“Ele vai ficar bem. Afinal faz uns 20 anos que ele quer fazer uma tatuagem em mim e eu nunca fiz. Agora vou aguardar a recuperação dele para fazer”, brinca Leo Cobal.

 

Comentários