Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

17 de Novembro de 2017 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Vem aí o 14º Caminho do Imigrante
Publicado 10 de abril de 2017

 

 

13 Caminho do Imigrante - Foto Leo Meira

Caminho do Imigrante 2016. Fotos: Leo Meira

 

 

 

Para lembrar o caminho percorrido por imigrantes italianos, antepassados de boa parte da população do Espírito Santo, acontece no dia 1° de maio, o 14º Caminho do Imigrante, entre os municípios de Santa Leopoldina e Santa Teresa.

 

 

O “Caminho do Imigrante” segue a estrada “Bernardino Monteiro”, inaugurada em 1919. Ela foi construída obedecendo ao traçado da antiga trilha aberta pelos italianos que colonizaram e fundaram Santa Teresa no século XIX.

 

 

O percurso é de cerca de 28 km e para a definição do itinerário são consideradas as descrições contidas nos documentos históricos do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) e informações que estão em livros como “Karina”, de Virginia Tamanini, e “Canaã”, de Graça Aranha, que possuem referências a esse percurso.

 

 

Nestas leituras os italianos são identificados por abrirem a estrada “no braço” e enfrentarem muitos desafios, como o aparecimento de animais ferozes e a diferença do clima, muito mais úmido que na Itália.

 

 

O ponto de partida da caminhada será na praça central de Santa Leopoldina, próximo às margens do rio Santa Maria da Vitória , local onde, em 1857, mais de 12 mil imigrantes chegaram para colonizar a região.

 

 

A proposta do evento é convidar capixabas e turistas de todas as partes do mundo a conhecerem o caminho percorrido por esses desbravadores.

 

 

13 Caminho do Imigrante 2 - Foto Leo Meira

Os participantes passam pela Cachoeira Véu da Noiva, Curva do Violão, Entrada de Valsugana Velha e muitos outros locais onde a natureza da o tom da caminhada. O ponto final será no Centro de Eventos (Parque de Exposições) de Santa Teresa, geralmente com distribuição de polenta e de frutas.

 

 

É fundamental o uso de roupas leves e confortáveis, chapéus, bonés e filtro solar. Recomenda-se levar garrafinhas para a hidratação durante o percurso, no entanto não deve-se descartar copos e garrafas pelo caminho.

 

 

 

Inscrições 

 

 

E para aqueles que querem curtir o  14º Caminho do Imigrante, as inscrições já estão abertas, no site do evento www.caminhodoimigrante.es.gov.br. O Caminho do Imigrante é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo de Santa Leopoldina e Santa Teresa, com o apoio do Arquivo Público do Estado.

 

 

 

Saiba mais!

 

 

O Caminho do Imigrante foi idealizado durante o desenvolvimento do Projeto Imigrantes, do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Nasceu de uma necessidade de se ampliar o conhecimento sobre a história da imigração no Estado, praticando os mesmo trajetos percorridos pelos camponeses imigrantes que aqui chegaram desde o início do Século XIX.

 

 

 

Comentários