Jetibá Online
Rádio Jetibá Online

18 de Outubro de 2018 | Santa Maria de Jetibá, ES

Busque no Jetibá Online:



Notícias

Yoga: exercícios para o corpo, para a mente e para ter qualidade e vida
Publicado 6 de setembro de 2018

Yoga - Ohm Shiva

 

 

Uma cultura milenar tem chamado atenção dos teresenses. O yoga, prática de exercícios e de meditação, tem inspirado vários adeptos na Região Serrana, principalmente em Santa Teresa.

 

 

No dia a dia corrido muita gente reclama de dores no corpo, estresse e cansaço e não tem tempo de se dedicar à saúde e à prática de exercícios. Uma das maneiras de unir o útil ao agradável e deixar o corpo em forma e a cabeça relaxada é fazer yoga (que aliás, tem o significado de unir).

 

 

Esse sistema resgata uma tradição indiana de 5 mil anos, mas engana-se quem pensa que é só para trabalhar a espiritualidade e meditar. “O Shivam Yoga leva as pessoas a ficarem mais centradas, tranquilas e mais equilibradas no seu dia a dia. São muitos os benefícios, tanto físicos, quanto mentais, que nos dão força e energia para aguentar os desafios diários”, enfatizou a instrutora do Núcleo Hamsa Shivam Yoga, Ângela Cardoso.

 

 

E o interessante que os praticantes são pessoas de várias idades, desde crianças até a terceira idade, que fazem os exercícios para dirimir alguma enfermidade – como dores no joelho – ou simplesmente para melhorar a concentração (nas crianças, por exemplo).

 

 

Com um quadro leve de depressão, a auxiliar administrativa Zenilda Hilgert Cosme (Lila) começou a prática há 2 anos e disse que os exercícios têm dado resultados expressivos para sua qualidade de vida.

 

 

 

Yoga - Eduarda 10 anos

“Atribuo essa peculiaridade aos exercícios, à concentração e à respiração que são bastante trabalhados durante a prática. Me sinto muito bem e o yoga tem proporcionado isso”, disse Lila. Sua filha Eduarda de 10 anos (foto) também tem feito as aulas. “Eu gosto de fazer atividades com a mamãe e tô curtindo muito”, falou a pequena.

 

 

Já a bióloga Hiulana Pereira Arrivabene procurou a atividade por outro motivo. “Estou em busca de autoconhecimento e o yoga me conecta. Também estou mais disciplinada com as tarefas do dia a dia por conta das posturas e exercícios da prática. Estou indo duas vezes por semana e isso tem ajudado a me concentrar mais”, salientou a professora Hiulana.

 

 

O shivan yoga ajuda na concentração, flexibilidade, disciplina e relaxamento, mas além dos exercícios a instrutora também trabalha com massoterapia ayurvêdica, uma prática de yoga voltada a fluir energia por todo o corpo.

 

 

“A massagem é um momento especial. É algo diferente. Eu tenho uma carga de trabalho muito estressante e fiz a massagem. Foi a libertação de minhas emoções. Fiquei muito aliviada e relaxada”, relatou a cirurgiã dentista Leticia Caetano, que trabalha em três municípios: Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Vila Velha.

 

 

Vários motivos atraíram a advogada Yulla Feller Peroni, de 25 anos, para o shivan yoga. “Tenho enxaqueca, dores nos ombros e era muito insegura. O yoga tem me ajudado a respirar melhor, a ser mais paciente e a ouvir mais também. Hoje mesmo cheguei com enxaqueca e aliviou nessa aula. Estou mais concentrada, mais calma e os exercícios tem me ajudado fisicamente. Estou mais segura”, explicou Yulla.

 

 

As aulas no Núcleo Hansa Shivan Yoga são ministradas no prédio em cima da Caixa Econômica, no Centro de Santa Teresa. As práticas são para todas as idades, nos horários da manhã e no final da tarde / início da noite. A primeira aula é gratuita. Interessados podem procurar a instrutora Ângela pelo telefone (27) 99881-0212.

 

 

Yoga - Angela Leticia Alyne Yulla

A instrutora Ângela, a cirurgiã dentista Letícia, a historiadora Alyne e a advogada Yulla têm se dedicado ao yoga.

 

Texto e fotos: Leonardo Meira

Comentários